MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Em MS, programa de saúde da mulher ajuda a prevenir doenças

 

Em Maracaju, as mulheres estão conseguindo fazer os exames preventivos.
Laboratório itinerante e Sindicato Rural fazem parceria.

Do Globo Rural
Foram as histórias que incentivaram Ana Néri, produtora rural que também trabalha no Sindicato Rural de Maracajú, a trazer o programa ''Útero é Vida'' para o município. As mulheres do campo são prioridade na hora de fazer exames que previnem o câncer no colo do útero.
O caminhão da saúde foi estacionado ao lado da sede do Sindicato Rural de Maracajú. O município fica há 150 quilômetros de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Dois ambulatórios completos funcionam por lá.
Do lado de fora, aos poucos, as trabalhadoras rurais vão chegando. Elas são atendidas com hora marcada e muitas estão fazendo o exame pela primeira vez.
Em média são feitos 80 exames por dia e para que as mulheres do campo possam ter acesso ao serviço é que entra a solidariedade, um amigo, um vizinho dão carona e até mesmo o Sindicato Rural busca as trabalhadoras em fazendas e assentamentos.
Eles percorrem estradas de chão, passam por porteiras, são quilômetros até chegar nas fazendas da zona rural. A região tem aproximadamente 1.200 propriedades, algumas estão há mais de 100 quilômetros de distância do centro da cidade.
Para as mulheres sair das fazendas é complicado. O transporte garante o compromisso com a saúde. A parceria é fundamental para garantir a presença de quem mora em locais de difícil acesso. Os resultados saem em 15 dias e todas seguem com um relatório completo e consultas marcadas no Sistema Municipal de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário