MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de março de 2025

‘Rio, Negro’, da Quiprocó Filmes, será exibido no 37º Festival Cinélatino de Toulouse, uma das mais importantes mostras de cinema da Europa

 


A exibição será dia 28 de março, em Toulouse, na França, no festival que dá visibilidade a filmes latino-americanos na Europa

Cena do documentário “Rio, Negro”. Foto de Elisângela Leite/Quiprocó Filmes


Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=P3RSPKLCuwQ 


O filme “Rio, Negro”, da Quiprocó Filmes, foi selecionado para a mostra “Panorama das Associações” do 37º Festival Cinélatino, um dos mais importantes festivais de cinema da Europa, que acontecerá na cidade de Toulouse, na França. A exibição será no dia 28 de março, às 19h30, e contará com a presença dos diretores e roteiristas do filme, Fernando Sousa Gabriel Barbosa e da diretora de fotografia, Laís Dantas


Além de um dos mais importantes e mais antigos eventos dedicados ao cinema latino-americano na Europa, o Cinélatino promove e celebra a diversidade cultural e artística da América Latina, proporcionando uma oportunidade para cineastas da região apresentarem seus filmes a um público internacional. Além disso, o Espaço da Diversidade proporciona o estabelecimento de laços e cooperação entre artistas e organizações que trabalham pela defesa dos Direitos Humanos no mundo todo.


“É uma honra apresentar ‘Rio, Negro’ em um dos mais prestigiados festivais de cinema da Europa. Este filme é mais do que uma narrativa cinematográfica; é um testemunho da luta, da resistência e da potência da população negra no Brasil. Em um mundo onde as histórias negras ainda são sub-representadas, levar essa discussão para o cenário europeu é uma oportunidade essencial para ampliar vozes, desafiar perspectivas e promover um diálogo global sobre racismo, identidade e pertencimento“, afirmam Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, diretores do filme.


O documentário “Rio, Negro” aborda e demarca - por meio de entrevistas com grandes personalidades e intelectuais cariocas, além de imagens históricas - os processos sociais, políticos e as profundas transformações ocorridas entre a segunda metade do século XIX e o início do século XXI no Rio devido à presença e à influência de pessoas negras de origem africana. 


Foi vencedor de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Direção na categoria de Documentários do X Festival O Cubo de Cinema em Língua Portuguesa fez parte da shortlist do Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano 2024

 e também concorreu ao prêmio de Melhor Documentário sobre a Diáspora no 19th African Movie Academy Awards, maior premiação do cinema africano.


A exibição do filme no festival e a participação dos diretores representa ainda uma oportunidade única de dar visibilidade ao debate sobre a memória e a diversidade cultural brasileira.


Erick Quirino em cena do filme "Rio, Negro" - Foto de Elisângela Leite/Quiprocó Filmes


Sobre a Quiprocó Filmes:

A Quiprocó Filmes é uma produtora audiovisual independente, sediada no Rio de Janeiro, que busca provocar mudanças através de um olhar inquieto. Cria imagens atentas às histórias, emoções e afetos, a partir de diferentes vozes, transformando a maneira que as pessoas vêem suas próprias vidas e os diferentes elementos da nossa cultura. Cria conteúdo para Cinema, TV e streaming. Produz conteúdo publicitário e institucional para organizações e empresas. 


Siga a Quiprocó Filmes:

Instagram: https://www.instagram.com/quiprocofilmes/ 

Twitter: https://twitter.com/quiproco_filmes  

LinkedIN: https://www.linkedin.com/company/quiprocofilmes/ 

Facebook: https://www.facebook.com/quiprocofilmes 

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCtpEScDM2N1-ES1-ZAeQ32A  

Vimeo: https://vimeo.com/quiprocofilmes  


Assessoria de Imprensa:

Mario Camelo

Prisma Colab

mariocamelo@gmail.com

www.prismacolab.com.br

+55 21 99992.3644

Nenhum comentário:

Postar um comentário