O
livro é composto por reproduções das obras, convites e catálogos de
cada exposição. Detalhando informações, serão encontradas resenhas de
cada exposição com um esboço biográfico dos expositores, sua formação,
histórico de suas obras e o desdobramento de suas carreiras. De
setembro de 1959 a dezembro de 1966, a Galeria São Luís promoveu 120
exposições, sendo 114 individuais (se apresentaram noventa artistas, o
que significa que alguns se apresentaram mais de uma vez) e seis
coletivas, com presença de artistas de quatro gerações: os modernistas, a
geração pós-modernista, conhecida a partir dos anos 1930, a geração dos
anos 1950 com o abstracionismo dominante, e os novos, estreantes nos
anos 1960. A programação da galeria se destacava também por ter uma
participação feminina significativa, que ultrapassava limitações então
remanescentes em outros campos profissionais. Às mulheres foram
dedicadas 21 das 114 exposições individuais, e mais trinta artistas
estão incluídas nas seis exposições coletivas organizadas pela galeria,
sendo que na exposição inaugural elas ocuparam praticamente a metade do
espaço em relação aos homens. A
Galeria São Luís mostrou sensibilidade às tendências do movimento
artístico da época pelas escolhas e abrangência da programação, fazendo
da galeria uma instância de reconhecimento respeitada e peça-chave do
modernismo brasileiro dos anos 1960. Revelou ao mercado de arte
brasileiro diversas exposições e lançamentos de importantes artistas
como Di Cavalcanti, Antonio Bandeira e Mira Schendel. Tomie Othake
(1913-2015), Tomoshige Kuzuno e Flávio Shiró Tanaka representam os
imigrantes japoneses anteriores à Segunda Guerra e cuja formação
artística ocorreu no Brasil. Temos
material inédito sobre a galeria e sobre o fundador Ernesto Wolf
(1918-2003), que também foi um dos iniciadores da Bienal de Artes de São
Paulo. Podemos organizar uma entrevista com Luigi Fiocca, filho da
diretora da galeria Anna Maria Fiocca (1913-1994), e, claro, com o
pesquisador e autor José Armando Pereira da Silva. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário