MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 19 de março de 2025

Concurso Nacional de Cacau Especial ganha evento itinerante em 2025

 

Concurso Nacional de Cacau Especial ganha evento itinerante em 2025

Edital para inscrições já está disponível no endereço omelhorcacaudobrasil.com.br

Ao longo de suas seis primeiras edições, o Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade já distribuiu mais de R$200 mil em prêmios, reconhecendo o trabalho de mais de 30 produtores de cacau de diversos estados brasileiros. Agricultores do Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Tocantins, Amazonas, Pernambuco, Ceará, Pará e Rondônia já disputaram o título de melhor amêndoa de cacau do Brasil, em uma competição que celebra não apenas a qualidade do produto, mas também práticas sustentáveis e inovadoras no campo.

Organizado pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC) em parceria com a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) e, este ano, com o Governo do Estado de Rondônia, o concurso tem se consolidado como uma vitrine para o cacau especial brasileiro, destacando a excelência e o potencial do país no cenário global.

Nova fase
Até então, as cerimônias de premiação concentraram-se no eixo Bahia/Pará, regiões que lideram a produção nacional em volume. No entanto, a partir de 2025, o evento se tornará itinerante, uma decisão tomada durante reunião na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), em Salvador, no mês de fevereiro. Participaram do encontro nomes como Humberto Miranda, presidente do Sistema FAEB/Senar; Guilherme Moura, diretor da FAEB e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau do Ministério da Agricultura; Luiz Paulo, secretário de Agricultura de Rondônia; e Cristiano Villela, diretor executivo do CIC e Presidente do Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial, além de técnicos especializados.

A VII edição do concurso, cujo edital foi lançado no último dia 10 de março, já tem data e local definidos para a grande final: 06 de dezembro de 2025, no Cacoal Selva Park, no município de Cacoal, Rondônia. O estado, que vem se destacando nas últimas edições ao conquistar o pódio em ambas as categorias (varietal e mistura), foi escolhido para sediar a premiação, marcando o início de uma nova fase para o evento.

"É uma grande honra para Rondônia sediar a final do VII Concurso Nacional de Cacau Especial. Nosso estado tem demonstrado seu potencial na produção de cacau de alta qualidade, conquistando reconhecimento nacional e internacional. O fato de sermos escolhidos para inaugurar essa nova fase do evento mostra que nosso trabalho está no caminho certo. Quero parabenizar nossos produtores, que, com dedicação e inovação, colocam Rondônia em destaque no cenário cacaueiro. Estamos prontos para receber os melhores do Brasil e mostrar a força do nosso agronegócio", ressaltou o governador do estado Marcos Rocha.

A edição de 2025 promete trazer novidades que devem agitar o mercado cacaueiro. Entre elas, será realizado um leilão dos melhores lotes de amêndoas, além de um incremento no valor dos prêmios, valorizando e reconhecendo a produção de cacau especial no Brasil, sobretudo no cenário do mercado atual. “Mesmo com o cacau batendo recordes de preço na bolsa, e sendo difícil pagar prêmios de qualidade nesse cenário, eu acredito que é fundamental continuar apostando na qualidade como fator de diferenciação e agregação de valor. O preço alto é algo conjuntural, e em algum momento o mercado vai se ajustar. Quando isso acontecer, quem tiver um produto diferenciado, com qualidade reconhecida, vai continuar acessando mercados melhores e com mais estabilidade”, afirma Cristiano Villela, diretor executivo do CIC.

Sustentabilidade
O mercado de chocolate bean-to-bar (do grão à barra) tem ganhado cada vez mais relevância, especialmente entre consumidores que priorizam qualidade, transparência e sustentabilidade. Para Villela, o cacau especial — ou de qualidade — é a chave para conquistar nichos mais exigentes, que valorizam não apenas o sabor, mas também a história por trás do produto, a origem e as condições de produção. “Essa valorização fortalece a imagem do produtor e do Brasil como uma origem de excelência, abrindo portas para oportunidades duradouras no mercado global”, afirma.

O Concurso Nacional de Cacau Especial vai além da qualidade das amêndoas: ele também avalia as práticas sustentáveis dos produtores, utilizando como base o Currículo de Sustentabilidade do Cacau. Este documento é uma referência para produtores, técnicos e instituições, promovendo a melhoria contínua da produção aliada à redução de impactos ambientais. “As boas práticas não só contribuem para a conservação das florestas, mas também aumentam a eficiência no manejo, reduzindo perdas e elevando a produtividade”, conclui o diretor do Centro de Inovação do Cacau.

Para conferir o edital e obter mais informações sobre o concurso, os produtores interessados devem acessar o site www.omelhorcacaudobrasil.com.br.

A VII edição do “Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade” conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura de Rondônia, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Sistema Faeb/Senar. Com a decisão de se tornar itinerante, o concurso não apenas amplia seu alcance, mas também consolida seu papel como catalisador de boas práticas e inovações no setor, celebrando a diversidade e a excelência do cacau brasileiro.

 



Imagens relacionadas

Evento de lançamento da sétima edição do Concurso Nacional de Qualidade do Cacau aconteceu em Porto Velho com a presença do governador de Rondônia
Evento de lançamento da sétima edição do Concurso Nacional de Qualidade do Cacau aconteceu em Porto Velho com a presença do governador de Rondônia
Daiane Mendonça
baixar em alta resolução


O estado de Rondônia vem se destacando nas últimas edições do Concurso ao conquistar o pódio entre as melhores amêndoas de cacau do Brasil
O estado de Rondônia vem se destacando nas últimas edições do Concurso ao conquistar o pódio entre as melhores amêndoas de cacau do Brasil
Carlos Borges
baixar em alta resolução


Concurso Nacional de Cacau Especial está em sua sétima edição e passa a ter cerimônia itinerante de premiação
Concurso Nacional de Cacau Especial está em sua sétima edição e passa a ter cerimônia itinerante de premiação
Ana Lee
baixar em alta resolução



Lívia Cabral
Assessoria de Imprensa
liviacabral.assessoria@gmail.com
(73) 99168-3694

Nenhum comentário:

Postar um comentário