A partir da visão de que o crescimento sustentável é indissociável ao negócio, a companhia aplica a inovação para fornecer melhores produtos ao mesmo tempo em que avança em responsabilidade socioambiental
São Paulo, fevereiro de 2024 – A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de cuidados pessoais e bem-estar, segue comprometida em atingir sua meta global de impactar 1 bilhão de pessoas em situação de vulnerabilidade até 2030, sendo 150 milhões de vidas apenas na América Latina, por meio de inovação e programas que oferecem cuidados e conhecimento para comunidades carentes. Nos últimos três anos, a companhia intensificou o trabalho no Brasil para desdobrar sua visão de negócio sustentável e, com isso, desde 2020, impactou positivamente mais de 11,5 milhões de vidas por meio de ações sociais. Além disso, a sustentabilidade é um guia para todas as suas ações e está presente desde a operação, com a otimização do uso de água e redução da emissão de gases do efeito estufa, até seus produtos, com embalagens recicladas e soluções reutilizáveis.
Como prioridade nessa estratégia, foram definidos seis temas de atuação: acesso e educação em saneamento e higiene menstrual, uso de plásticos, consumo de energia, escassez de água, mudança climática e economia circular. Para evoluir em relação a esses objetivos, a empresa vem desenvolvendo uma série de ações e programas que visam contribuir com o meio ambiente e com as comunidades em que atua.
“Nosso propósito de cuidado guia todas as nossas ações. Por isso, a qualidade e a inovação dos produtos, aliadas a uma forte atuação social, são as bases da nossa estratégia. Dessa forma, entendemos que criamos marcas fortes, que atraem e mantêm a lealdade dos consumidores”, comenta Ronaldo Art, diretor de marketing e sustentabilidade da Kimberly-Clark no Brasil.
AMBIENTE DE TRABALHO MELHOR
Inclusão, Equidade & Diversidade fazem parte da cultura organizacional da Kimberly-Clark, que segue empenhada em garantir um ambiente onde as pessoas se sintam seguras para se expressar e oferecer genuinamente o melhor delas. Por isso, a companhia está em uma jornada contínua e robusta, na qual, em 2022, 45% das contratações e 63% das promoções para cargos de liderança foram destinadas a mulheres. Em 2023, esse número foi de 53%. A companhia também conta com um Conselho de Administração formado por 12 membros independentes, sendo 54% oriundos de grupos minoritários.
Já para os cargos de entrada, foi desenvolvido um método de seleção oculto, que ajuda a evitar possíveis vieses inconscientes. A edição de julho de 2023 do programa de estágio, por exemplo, possibilitou a contratação de 77% de estagiárias mulheres, 38% de pessoas negras e pardas, 35% de pessoas LGBTQIAPN+ e 4% não-binárias. “Nós acreditamos que a diversidade é um fato, mas a inclusão e equidade são uma escolha, e é nisso que precisamos focar, em incluir pessoas diversas”, completa Ronaldo.
SOCIEDADE MELHOR
A companhia acredita que para melhorar vidas é preciso quebrar barreiras e direcionar as marcas e produtos a um propósito comum. Por isso, criou programas de impacto social de longo prazo, com iniciativas que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente ODS 3 (saúde e bem-estar) e ODS 5 (igualdade de gênero). Dessa forma, desde 2020, diversas ações da companhia foram feitas pensando em promover o bem-estar de pessoas em comunidades vulneráveis mundialmente, como a da marca Intimus, na qual milhares de meninas e mulheres vêm sendo impactadas pela educação para uma menstruação sem estigmas.
Além disso, outras iniciativas foram desenvolvidas por meio de leis de incentivo em projetos culturais e esportivos; atividades sobre educação ambiental no CRSMA (Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica) e a contribuição com o Pescar, projeto de formação socio profissionalizante de jovens de baixa renda também ajudaram a beneficiar pessoas nas comunidades próximas às unidades da companhia. Ademais, para expandir o propósito de cuidado, a Kimberly-Clark criou a rede de apoio digital Mais Abraços, por meio da marca Huggies, de cuidado para bebês e crianças, beneficiando diversos pais no cuidado com seus filhos.
Além disso, em 2022, mais de 1,3 milhões de produtos de cuidado pessoal, como – fraldas, lenços umedecidos, absorventes íntimos e roupas intimas descartáveis, foram doados para instituições atuantes no Brasil, como Mesa Brasil SESC, Plan International e Aldeias Infantis SOS
PLANETA MELHOR
O cuidado com o meio ambiente é um dos principais pilares do compromisso ESG da companhia, que está focada nas áreas em que pode inovar e fazer a maior diferença. Desde 2019, a operação brasileira nas fábricas e centros de distribuição não envia materiais excedentes para aterros sanitários – e a meta foi alcançada dois anos antes do previsto. A Kimberly-Clark ainda participa do programa “Mãos pro futuro”, coordenado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Somente em 2022, foram 163.845 toneladas de materiais recuperados por todas as empresas aderentes ao programa e encaminhados para reciclagem.
Já para reduzir sua pegada hídrica, estão sendo feitos investimentos em projetos para conservação de energia e combate ao desperdício, ações educativas à comunidade sobre o tema e medidas de reaproveitamento para reduzir a captação de água. Na fábrica de Camaçari (Bahia), houve a redução de 9% no consumo de água em 2022, em relação ao ano anterior.
PRODUTOS MELHORES
A Kimberly-Clark trabalha há 151 anos criando soluções que tornam a vida das pessoas melhor. Nesse sentido, produtos que tenham cada vez mais foco no consumidor e no meio ambiente estão sempre na pauta da companhia.
Em linha com tendências de mercado e as necessidades dos consumidores, Huggies®, marca da Kimberly-Clark com solução completa de cuidados infantis, lançou as fraldas reutilizáveis de pano da linha Huggies Eco Protect®, com uma expansão no portfólio de cuidados para bebês, na qual a inovação e a sustentabilidade se combinam para dar mais um passo em direção a um cuidado mais sustentável. O lançamento é uma alternativa que garante proteção e cuidado suave para a pele do bebê, é reutilizável e traz economia financeira, considerando que o produto vai do tamanho P ao XG, em uma única fralda. Huggies® foi a primeira grande marca na América Latina a oferecer esta solução aos consumidores.
Outro exemplo tangível dessa preocupação com o meio ambiente é o aumento do uso de materiais sustentáveis em produtos. A linha Natural Care, de Huggies, usa fibras naturais em suas fórmulas e a linha de banho, da mesma marca, conta com frascos compostos de plástico 100% reciclado e são 100% recicláveis e reutilizáveis, além de oferecer opções de refis no portfólio. Globalmente, a companhia já traz em 98,3% de seus produtos embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis. Outra contribuição para a meta de reduzir em 50% a pegada plástica da companhia até 2030 é a presença da calcinha absorvente lavável e reutilizável no portfólio de Intimus®.
“Acreditamos na inovação como vetor para ações mais sustentáveis. Por isso, continuamos desenvolvendo soluções que tragam impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente, que se realizam tanto na produção quanto no desenvolvimento de produtos”, finaliza o executivo.
RECONHECIMENTOS
No ano passado, a Kimberly-Clark ainda foi classificada em terceiro lugar no ranking das 100 Empresas mais Sustentáveis de 2023, promovido pela Barron’s, que reconhece as classificações ambientais, sociais e de governança (ESG) em destaque entre as 1.000 maiores empresas de capital aberto dos EUA. Esse é o quarto ano consecutivo em que a companhia foi incluída na lista.
A companhia ainda foi reconhecida por seu compromisso com a cidadania corporativa, juntamente com a responsabilidade ambiental e social. O Ethisphere Institute a incluiu na lista de 2022 das Empresas mais Éticas do mundo e a empresa ainda obteve pontuação perfeita no Índice de Igualdade Corporativa de 2022 da Human Rights Campaign Foundation.
Sobre a Kimberly-Clark
A Kimberly-Clark (NYSE: KMB) e suas marcas são parte indispensável na vida de pessoas em mais de 175 países. Movidos pela inovação, criatividade e compreensão das suas necessidades de cuidado mais essenciais, criamos produtos que ajudam as pessoas a vivenciar melhor suas experiências mais importantes. Nosso portfólio de marcas no Brasil, que inclui Huggies, Intimus e Plenitud, mantém o primeiro ou o segundo lugar em participação de mercado em aproximadamente 80 países. Aplicamos práticas sustentáveis para contribuir para a preservação do planeta, construir comunidades fortes e garantir que nossos negócios prosperem nas próximas décadas. Somos reconhecidos pelo quinto ano consecutivo pelo Ethisphere como uma das empresas mais éticas do mundo. Para acompanhar as últimas notícias e saber mais sobre nossa história de 150 anos de inovação, visite kimberly-clark.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário