Preço da gasolina explica quase um terço da aceleração, com alta de 6,6% em relação a janeiro.
Foto: REUTERS/Eduardo Munoz/Direitos reservadoS
A inflação nos Estados Unidos atingiu um novo recorde em fevereiro, impulsionada principalmente pelo aumento do preço da gasolina após o início da guerra na Ucrânia.
Nos últimos doze meses até fevereiro, a inflação foi de 7,9%, a maior desde janeiro de 1982, após salto de 7,5% em janeiro.
Na comparação com o mês anterior, a alta em fevereiro foi de 0,8%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) divulgado nesta quinta-feira pelo Departamento do Trabalho.
O preço da gasolina explica quase um terço dessa aceleração, com alta de 6,6% em relação a janeiro.
O petróleo Brent, principal referência internacional, já acumula alta de mais de 45% no ano, e chegou a alcançar US$ 139 na segunda-feira (7). Nesta quinta-feira, é negociado acima de US$ 115.
A inflação têm persistido bem acima da meta de 2% do Federal Reserve. Espera-se que o banco central dos EUA comece a aumentar os juros na próxima quarta-feira para conter a inflação, com economistas esperando até sete altas nos custos dos empréstimos neste ano.
Em relatório separado, o Departamento do Trabalho informou ainda que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego aumentaram em 11 mil, para 227 mil em dado ajustado sazonalmente, na semana encerrada em 5 de março.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário