Dermatologistas chamam a atenção sobre os perigos de permanecer na mesma posição em um intervalo prolongado.
Foto: Reprodução
Por Larissa Nunes
Em tempos de calor, gripe e covid-19, muita gente tem ficado adoentada devido às viroses e síndromes respiratórias, o que levou ao repouso e resguardo necessário até o período final da doença. Nesses casos, os dermatologistas chamam a atenção sobre os perigos de permanecer na mesma posição em um intervalo prolongado.
Além do incômodo, a permanência em uma única posição por um período longo pode provocar problemas de pele, principalmente em pessoas acamadas pelo fator de alguma doença ou lesão sofrida; o que requer cuidados constantes para evitar as chamadas dermatites e úlceras de pressão, ou escaras de decúbito.
A médica Aída Moreira destaca que as úlceras de pressão são mais frequentes nos locais onde existem proeminências ósseas, como dorso, quadril, cóccix, tornozelos e calcanhares.
“Se for observado alguma área do corpo com alguma mancha vermelha, que não desaparece facilmente, faz-se necessário à mudança de posição, evitando que o local continue sendo pressionado e chegue a ferir”, explica.
Aída alerta que o contato e atrito com urina e fezes podem causar assaduras e outras lesões, como dermatites. Ainda que a pele do idoso seja, delicada e frágil, é mais vulnerável a inflamações e sua primeira orientação de prevenção e formação das escaras é manter uma rotina de cuidados.
“Os familiares precisam estar atentos e envolvidos nesses cuidados, como: trocar a fralda sempre que estiver úmida ou com fezes, manter uma boa higiene da pele, deixando-a sempre limpa e seca, e mudando o enfermo de posição a cada 2 horas”, ressalta a médica.
Orientações
Uma dica importante da especialista é sobre +o uso de fralda específica para incontinência, pois absorve a urina com rapidez, evitando o contato do líquido com a pele e vazamentos.
Deve-se evitar sabão em barra ou produtos antibacterianos, que ressecam a pele, e para protegê-la há opções de cremes-barreira, que formam uma película protetora da pele, evitando o contato com a urina.
Outra orientação necessária ao conforto e bem-estar do acamado, é na troca de fralda não retirar totalmente o creme e sempre repor com cuidado, sem esfregar na pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário