A General Motors reduziu seus planos para carros a combustão até 2025. O motivo é o plano ambicioso de 30 modelos elétricos para atuação nos EUA e China até 2025.
Custando US$ 27 bilhões, o programa do carro elétrico da GM consumiu recursos demais para sustentar o plano anterior, divulgado por Mary Barra, onde 26 plataformas de modelos com motor a combustão seriam reduzidas para apenas quatro em 2025.
Essas quatro arquiteturas são chamadas de VSS e duas delas estão no Brasil. Uma é a VSS-F, que sustenta Onix e derivados. A outra é a VSS-T, uma identificação da base GMT 31XX de S10 e Trailblazer.
Todos os carros de tração dianteira da GM serão identificados como VSS-F, com os de tração traseira como VSS-R. Existirá ainda a VSS-S para crossovers e SUVs monoblocos.
Mas, o volume de lançamentos dessas bases não será concretizado pela GM, segundo Tim Herrick, vice-presidente da GM, programas de produtos globais. Ele disse: “Neste ponto, o VSS não acontecerá no grau que inicialmente planejamos”.
Isso é uma indicação clara que a GM colocará o pé nos freios do desenvolvimento de mais produtos para essas arquiteturas, direcionando os esforços para a eletrificação, que contará basicamente com duas plataformas.
Uma delas é a BEV3 para monoblocos e a outra é a BT1 para chassis de longarinas. Com baterias de lítio entre os eixos e sob o assoalho ou entre as longarinas, essas duas arquiteturas moldarão as marcas Chevrolet, GMC, Cadillac e Buick nos próximos anos.
Ainda que a GM reduza sua estratégia para as bases VSS, sabemos que parte disso continuará ativa, como a nova picape média da Chevrolet, que será fabricada em São Caetano do Sul, assim como o sucessor da minivan Spin.
Modelos com base na plataforma do Cruze, como o Monza e Equinox, deverão mudar para a linha do Onix e Tracker, onde a nova picape se enquadra. Enquanto isso, a gama elétrica aumenta e sua introdução no mercado também.
Aqui, por exemplo, mesmo tendo apenas o Bolt, a GM já ampliou a rede Chevrolet de 26 para 79 concessionárias, aptas a vender o monovolume elétrico. Espera-se pela chegada do Bolt EUV e de elétricos feitos no México.
[Fonte: GM Authority]
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