MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Honda vai se recuperar apenas com compactos no Brasil?

 


Honda vai se recuperar apenas com compactos no Brasil?

Faltaram 551 carros para a Nissan sair pela primeira vez da décima posição no ranking de vendas nacional em janeiro. Mas, o que isso tem a ver com a Honda? Bom, a diferença era justamente para a conterrânea que também fabrica motos no país.

Em nono, a Honda chegou bem perto de perder a posição para a Nissan. Não seria demérito em relação à conterrânea, mas o fabricante de Sumaré já esteve entre os mais vendidos e nos últimos anos, têm caído de posição no mercado brasileiro.

Sem alterações importantes em alguns produtos, a Honda foi ficando para trás enquanto as rivais, mesmo com portfólios menores, passaram à frente. A Nissan quase foi a próxima a fazer isso e com um lineup bem reduzido.

Honda vai se recuperar apenas com compactos no Brasil?


Mesmo com HR-V e WR-V, a Honda foi vendo as demais se distanciarem. Para mudar isso, a marca japonesa deve mudar sua linha de atuação, conforme informações surgem no mercado nacional.

Uma delas se refere ao fim do Civic nacional, apesar de o produto ser o vice-líder do segmento de sedãs médios com mais de 20 mil vendidos em 2020.

O Fit, modelo emblemático da marca, vendeu pouco mais de 12,8 mil em 2020. Os números são menores por causa da pandemia, mas comenta-se que o monovolume também deixará o lugar em troca do City hatch.

Honda vai se recuperar apenas com compactos no Brasil?

Desde muito tempo, cogita-se um hatch compacto para a Honda, inclusive com o Brio sendo observado para isso. Agora, porém, os crossovers e SUVs é que estão dando as cartas.

Na Honda, a mudança virá com o novo HR-V, agora podendo custar mais caro, visto que crescerá e mudará de segmento. O WR-V, sempre associado com o Fit, ainda usa a base antiga e não deve durar muito.

Em seu lugar, o ZR-V parece algo consistente para ser vendido na Índia. Embora haja expectativa de que os SUVs sub-4m atendam plenamente os clientes PCD no Brasil, a realidade atual indica que eles só ocuparão o lugar dos compactos atuais em preço.

Honda vai se recuperar apenas com compactos no Brasil?

Logo, ter um SUV compacto de fato como intermediário não parece comover a Honda, que até agora só nos dá o vislumbre desses dois produtos. Por fim, o City deve ser catapultado para mais de R$ 100 mil com a versão híbrida.

A hibridização do sedã e do novo SUV, deve compensar em parte os valores maiores e, nessa história, o Civic poderia abrir um fogo amigo contra o sedã compacto. Logo, trazê-lo de fora com tudo dentro, parece plausível.

Se a Honda for nesse caminho, nada impede que a Toyota faça o mesmo com o Yaris, enquanto o Corolla Hybrid ganha mais espaço no mix que o 2.0 e vê o Corolla Cross ir pelo mesmo caminho.

A Honda assim teria a mesma plataforma e a maioria dos componentes entre City (hatch e sedã), ZR-V e HR-V. Infelizmente, minivans e sedãs médios fazem parte de uma fase da história do automóvel que nunca esteve sob ameaça.

Nesse formato, a japonesa volta a crescer e recupera sua posição no Top 10? Com produtos inéditos, as chances são boas.

Com informações do Estadão e Autoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário