MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Audi oficialmente paralisa produção de carros no Brasil

 


Audi oficialmente paralisa produção de carros no Brasil

A Audi oficialmente paralisou a produção de veículos no Brasil. Desde dezembro a marca de luxo alemã não vinha mais fabricando automóveis, no caso, o Audi A3 Sedan da geração anterior.

Tendo já feito aqui o Q3 também, a Audi pausa sua atividade industrial no Brasil, mas sem grandes danos para a empresa, uma vez que apenas 40 profissionais estavam envolvidos exclusivamente no processo.

O motivo é que a Audi compartilhava a linha de montagem com os modelos T-Cross e Fox em São José dos Pinhais-PR, fábrica que é da Volkswagen. Agora, não se sabe que destino terá o grupo de funcionários altamente qualificados que a empresa formou no Paraná.

Numa eventual retomada da produção, a Audi não deve focar novamente em fazer o A3 e derivados. Com o mercado seguindo seu curso com SUVs e crossovers, o Novo Q3 surge como opção.


Audi oficialmente paralisa produção de carros no Brasil

A próxima geração do Q2 também seria outra opção para a Audi, usando a plataforma modular MQB-A1, ele poderia ser feito até com o Q3, que fica num segmento acima. Tudo, no entanto, depende das condições do mercado, mas antes disso, do governo.

Para apenas voltar a investir numa produção brasileira, a Audi busca a retomada dos créditos de IPI devidos pelo governo federal em decorrência do programa Inovar-Auto.

Brasília deve não apenas para a Audi, mas também para BMW, Mercedes-Benz e Jaguar Land Rover, todas com produção de baixo volume, acordadas com o governo da época para realizarem os investimentos na produção nacional.

Audi oficialmente paralisa produção de carros no Brasil

A Mercedes-Benz jogou a toalha e, pela segunda vez no Brasil, deixou de fabricar automóveis. Na Jaguar Land Rover, a produção do Discovery Sport continua, mas claramente é uma operação inviável dado o baixo volume do produto.

Com a falta de outro, o Evoque, que passou a ser importado do Reino Unido, a JLR só não fecha porque se beneficiou de incentivos fiscais no Rio de Janeiro e teria de ressarcir o estado, assim como no caso da planta da Ford em Camaçari-BA.

Já a BMW não diz nada e continua produzindo normalmente. Não se sabe em que pé anda a rentabilidade da planta catarinense, mas com quatro modelos em produção, não parece ruim o suficiente para seguir a rival de Stuttgart.

De todas, a que está em melhor situação é a própria Audi, uma vez que usa fábrica que produz alto volume para a VW, com o T-Cross vendeu só no mercado brasileiro em 2020, mais de 60 mil unidades. Esta ainda pode receber a picape Tarok ou outro modelo no lugar do Fox.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário