MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 27 de fevereiro de 2021

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 27/02/2021

 

Provocando o secretário

No programa Mesa Pra 2, da rádio Morena FM, o jornalista Marcel Leal perguntou a Ricardo Xavier se ele estava procupado com a ação do PDT pedindo a cassação de sua chapa por fraude porque uma candidata teve zero voto. A resposta deve ter arrepiado Mangabeira.

Não perdeu o sono

Ricardo explicou que a candidata tem um filho com necessidades especiais e, com o aumento da pandemia, desistiu da campanha para cuidar dele. Difícil vai ser Pé de Manga achar uma desculpa tão boa para Elisangela, do PDT, que também teve zero votos...

Nem chamamos de genocida...

Enquanto as mortes se acumulam na Bahia porque Rui Costa fechou UTIs em dezembro, não fez testagem em massa nem aceitou o tratamento precoce, o Governo do Estado torra dinheiro com uma campanha publicitária do mundo da fantasia com o slogam "Bahia meu orgulho". 

 

 

Esquema continua tranquilo

mane 100 Parece que nem tudo mudou em Itabuna com a nova gestão. É o caso de Mané 100, o parça de Cuma que invadiu e continua ocupando uma área dentro do Hospital de Base com sua lanchonete, que ainda usa água, energia e segurança do HBLem. Negoção.

Falta saber o "santo"...

O que ninguém sabe ainda é quem, da adminsitração de Augusto Castro, está protegendo o invasor ou quanto está ganhando para isso. Um dos motivos da eleição de Augusto foi para acabar com essas escandalosas armações de Cuma. Falta colocar em prática. 

 

 

Perguntinha no balcão

Se Mané 100 continua ocupando a área do hospital, será que também manteve os grandes negócios que fazia com a Prefeitura? Na época de Raimundo do Caixão diretor e seu sobrinho no almoxarifado, ele entregava músculo a preço de filé e recebia integral.

Vacina tem de sobra na Bahia

Apesar de insistir no factoide de cobrar mais vacinas e reclamar da demora do Governo Federal, os números mostram que é só cinismo do tiranete da Bahia, Rui Chavez (PT). Ele ainda não usou 249.540 vacinas recebidas ainda no mês passado. Pra que mais?

Falta competência pra vacinar

Na quarta, a Bahia recebeu mais 208.700 doses e ficou com 458.280. Nos primeiros 38 dias, aplicou 487.360 doses. Pela média de vacinação do governo Rui Costa, de 13.464 vacinações por dia, as doses que ele já tem vão demorar 34 dias para ser aplicadas. 

 

 

Deram um fuzil ao menino

Mas já está prevista uma nova entrega de vacinas no dia 28. Resumindo, Rui Costa reclama de demora, anuncia que vai comprar vacinas, acusa Bolsonaro de não comprar vacinas suficientes, mas não consegue aplicar nem metade antes da chegada do novo lote.

Só termina em 2024. Com Neto?

A média diária é de apenas 13.464 aplicações de vacina. Considerando a população de 15 milhões, neste ritmo a Bahia só termina de vacinar todos em 2024, no meio do próximo governo. Rui falhou feio ao não contratar pessoal e treinar técnicos para aplicar as vacinas.

Perfídia encolheu as garras

Depois que viu a imprensa e, principalmente, o prefeito Augusto Castro sair em defesa da secretária de Saúde, Livia Mendes, parece que Manoel "Perfídia", líder do governo, se tocou e baixou o facho. Deve ter entendido que ela não tem tempo para ficar bajulando vereador. 

 

 

Já marcaram a expulsão?

Por falar em Manoel Perfídia, fevereiro acabou e Jáquissom, presidente do PT de Itabuna, ainda não mandou expulsar o vereador do partido. Nem ele nem os outros petistas que estão na gestão de Augusto. Podia pelo menos revogar sua desmoralizada resolução...

Late demais, mas não morde

Jáquissom seguiu ordens do finado Gelado Limões, emburrado pelo enorme vexame na eleição. Soltou resolução "de consenso no partido" (leia-se Gelado, a esposa e os filhos) decretando que qualquer petista que apoiasse Augusto seria expulso. Sei... 

 

 

Educando seu Rui Costa

buzios Armação de Búzios (RJ) e Carmo do Rio Claro (MG) zeraram os casos e mortes de Covid na semana passada, sem fechar nada, deixando tudo funcionando. Os dois prefeitos fizeram a mesma coisa: testagem em massa e isolamento com tratamento precoce e imediato dos infectados.



Birra que vem matando baianos

Rui, que só consegue pensar em lockdown e prisão domiciliar para a população, não quis gastar com testes e rejeita o tratamento precoce por um único motivo: Bolsonaro defende a medida. Os dois prefeitos que zeraram a Covid mostram que Rui está longe da razão.

Câmara fazendo seu papel

Se o prefeito Augusto Castro acatou o lockdown de Rui Costa, o mesmo não aconteceu na Câmara, onde vários vereadores criticaram o governador pelo óbvio: o comércio nunca foi responsável pelos casos de covid. E Rui não deu as 50 UTIs que prometeu a Itabuna. 

 

 

Toque sim, lockdown não

Alguns prefeitos, como o de Teixeira de Freitas, se recusaram a seguir o lockdown decretado pelo tiranete da Bahia, Rui Chavez (PT). Aceitaram o toque de recolher, mas não o fechamento do comércio, porque no ano passado não resolveu nada. Lá está tudo funcionando até 20h.

Jânio subindo nas paredes

O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, está irritado com Rui Costa. Jânio reclama que o tiranete mandou fechar tudo em uma cidade onde 95% da populaçao depende de tudo estar aberto. Não foi consultado e ia se recusar a cumprir a ordem, como em Teixeira.

De mãos e pés amarrados

O problema é que ainda está valendo uma decisão de dezembro do Tribunal de Justiça da Bahia, que proibiu Jânio de liberar qualquer tipo de evento e o obriga a seguir as ordens de Rui ou pagar R$ 300 mil por dia. Ele até tem a grana, mas não rasga dinheiro...

 

 

Passando a conta pro devedor

Na sexta, o presidente Jair Bolsonaro mandou um recado que cabe como uma luva para o tiranete Rui Costa. Ele lembrou que o auxílio federal será por quatro meses. "Depois disso, o governador que fecha seu estado, que destrói seu estado, ele que deve bancar o auxílio".

Branco pobre virou minoria

A Universidade Federal do Sul da Bahia, comandada por reitores de esquerda desde que nasceu, conseguiu inverter a lógica. Ela oferecendo uma "cota" de apenas 275 vagas para quem fez Enem, mas 1.163 para negros, indios, ciganos, quilombolas, transexuais, travestis e transgêneros.

Lembrancinhas da Russia

O tiranete da Bahia Rui Chavez (PT) virou piadista. Diz que vai comprar 2 milhões de vacinas Sputinik V, mas não consegiu aplicar nem metade das que já recebeu do governo Bolsonaro, quase 1 milhão. O que Rui vai fazer com essas vacinas? Guardar de lembrança? 

 

 

Chamem os militares de novo

Durante a grande epidemia de dengue em 2009, a situação só foi resolvida quando o exército, a marinha e a aeronáutica mandaram seu pessoal para ajudar os municípios. Itabuna foi um exemplo claro disso. Augusto devia pedir a ajuda dos militares para vacinar.

Gambiarra no cérebro

Só depois de anunciar a reabertura do hospital de campanha na Arena Fonte Nova, que ele nunca devia ter fechado com a pandemia ainda forte, Rui Costa descobriu que não existem médicos suficientes para isso. Tem "nível gambiarra" de planejamento.

Burrice também mata

Rui passou todo o ano passado sem contratar novos médicos, enfermeiros e técnicos, sobrecarregando as equipes do Estado. O resultado é uma vacinação atrasada, mesmo com estoque cheio de vacinas e a impossibilidade de abrir novos leitos de UTI, condenando muitos baianos à morte. 

 

 

Não temos só criticas

Nossa humilde sugestão ao governador é contratar todos os alunos de último ano de Medicina para aplicar as vacinas e liberar as equipes atuais para trabalhar nas novas UTIs e hospitais de campanha. Instalar pelo menos um em Itabuna e outro em Ilhéus. E pedir a ajuda das Forças Armadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário