MEDIÇÃO DE TERRA

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domingo, 28 de fevereiro de 2021

Simm investe no ambiente digital para aumentar eficiência no atendimento

 


Em apenas três dias dessa nova modalidade, foram registrados 607 atendimentos, de um total de 762 agendamentos feitos previamente pelos candidatos às vagas de emprego.

Tribuna da Bahia, Salvador
28/02/2021 11:46 | Atualizado há 47 minutos

   
Foto: Jefferson Peixoto / Secom / PMS

O atendimento exclusivamente on-line adotado pelo Serviço de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm), devido às restrições provocadas pela pandemia de Covid-19 em Salvador, tem sido avaliado como positivo pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec). Em apenas três dias dessa nova modalidade, foram registrados 607 atendimentos, de um total de 762 agendamentos feitos previamente pelos candidatos às vagas de emprego.

A secretária da Semdec, Mila Paes, ressalta que, proporcionalmente aos números de agendados x atendidos, o serviço on-line demonstrou uma maior efetividade. Segundo Mila, no modo presencial, o número de candidatos que acabam não comparecendo à seleção é bem maior, principalmente nesse momento de pandemia. “Este novo modelo operacional inicia uma nova dinâmica de transformação digital do Simm que já estava sendo desenhada, no sentido de agilizar o atendimento do nosso público”, observa.

O novo modelo digital será realizado, inicialmente, até 8 de março e atende à determinação municipal de suspensão dos atendimentos presenciais nos serviços públicos considerados não essenciais, visando o combate à pandemia do coronavírus.

Atendimento – O horário de atendimento do Simm é realizado excepcionalmente das 7h30 às 15h. Os candidatos são inicialmente abordados pelos atendentes, que consultam os dados e currículos. Caso estejam adequados aos requisitos das vagas, eles são encaminhados para entrevistas com o psicólogo do órgão via chat.

Os usuários que já fizeram o agendamento são contatados por um funcionário do Simm. Portanto, quem é cadastrado no site www. agendamentosemtel. salvador. ba. gov. br deve atualizar o número do WhatsApp, para que o serviço entre em contato no dia e hora que foram marcados previamente. A medida refere-se aos serviços relacionados às ofertas de emprego, Simm, Simm Mulher, Simm PCD e atendimento de orientação ao Microempreendedor Individual (MEI).

A diretora do Trabalho e Empreendedorismo, Maria Eduarda Lomanto, destaca a rapidez na adaptação da equipe de atendimento ao ambiente digital, realizando conversas com os usuários por meio digital de uma forma objetiva e cuidadosa. “Sempre com o propósito de pensar na saúde do cidadão, em diminuir a circulação das pessoas nas ruas da cidade, focando a importância e a necessidade da empregabilidade”, pontua.

Maria Eduarda explica que esta fase experimental da rotina on-line está sendo aperfeiçoada para viabilizar um maior atendimento ao público. “Vamos aumentar essa agenda, reduzindo o tempo de atendimento à medida que os colaboradores do Simm estiverem treinados nessa nova modalidade”, diz.

Treinar para empregar – Para a diretora do Trabalho e Empreendedorismo, o grande desafio do Simm é aumentar cada vez mais o número de encaminhamentos para as empresas. “Uma das alternativas é a flexibilização dos critérios exigidos nas vagas, como a experiência em carteira que pode ser substituída pelo processo de qualificação. Esta é uma das propostas do Programa Treinar para Empregar, que está em fase de elaboração. A nossa intenção é abrir um canal de diálogo permanente e promover um processo de sensibilização com o empresariado. Queremos treinar para empregar mais, beneficiando tanto o candidato, quanto o empresário”, finaliza a diretora.

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