MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Ministra Rosa Weber manda Ministério da Saúde custear leitos de UTI na Bahia

 


Determinação do STF também contempla estados do Maranhão e São Paulo

Redação
BAHIA.BA 
Foto: Fellipe Sampaio/SCO/ STF
Foto: Fellipe Sampaio/SCO/ STF

 

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, determinou que o Ministério da Saúde volte a custear os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes acometidos pela Covid-19 na Bahia e nos estados do Maranhão e de São Paulo, que entraram com Ação Cível na Corte. A informação é do jornal O GLOBO.

Segundo a publicação, as decisões em favor dos três estados foram tomadas no sábado (27), em três ações separadas, apresentadas por cada estado, e ainda precisam ser confirmadas pelo plenário. Na Bahia, a ação foi movida pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

O bahia.ba teve acesso à decisão da ministra em favor da Bahia. Na ação, o Estado alega contra a União sobre o abandono do custeio da manutenção dos leitos de UTI necessários ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.

“Ocorre que as vidas em jogo não podem ficar na dependência da burocracia estatal ou das idiossincrasias políticas, ainda que se reconheça que o decréscimo do financiamento de leitos possa ser circunstancial -, decorrente do próprio dinamismo e imprevisibilidade da evolução da pandemia-, ou motivado por protocolos orçamentários os quais a União é obrigada a cumprir”, disse Rosa.

Ainda segundo o documento, o Estado alegou também que, com a alta de número de casos da doença, “o número de leitos de UTI custeados pela União vem sendo reduzido sem justificativa razoável nos últimos meses” e que solicitou a habilitação imediata de 462 leitos de UTI destinados a pacientes da Covid, entretanto, até o presente momento, não teriam sido tais habilitações aprovadas pelo Ministério da Saúde.

Rosa Weber intimou o Ministério da Saúde para imediato cumprimento da decisão e determinou às partes, para que, no prazo de cindo dias, se manifeste sobre o interesse no encaminhamento dos autos à Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF), “para tentativa de composição amigável do litígio, ou para a designação de audiência de conciliação/mediação perante esta Suprema Corte, nos termos do artigo do 334 CPC/2015”.

A ministra concedeu, ainda, no mesmo prazo de cinco dias, que o Estado da Bahia deve juntar aos autos os protocolos trocados com o Governo Federal/Ministério da Saúde sobre a renovação ou novas propostas de habilitação de leitos de UTI da Covid-19.

O Governo Federal e o Ministério da Saúde têm 30 dias para contestar o feito da decisão do Supremo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário