MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Música alta em excesso durante o Carnaval pode prejudicar a audição

Grupo Microsom

Perda auditiva pode piorar com a exposição a ruídos altos por longos períodos e danos podem ser irreversíveis
São Paulo, 31 de janeiro de 2020 – Mal terminou o ano de 2019 e os blocos carnavalescos e trios elétricos já desfilam pelas ruas de algumas cidades brasileiras em ritmo de esquenta pré-carnaval. Os ensaios das escolas de samba também já estão a todo o vapor, mas como fica a sua saúde auditiva nesse período?
“A exposição a ruídos muito altos por longos períodos pode acarretar em danos irreversíveis aos ouvidos. Muitas vezes não percebemos que já estamos com perda auditiva e ela só tende a aumentar com o passar dos anos”, explica a fonoaudióloga e gerente de produto do Grupo Microsom, maria do Carmo Branco.
No nosso ouvido interno está a cóclea, parte importante no processo da audição. Além de líquido, a cóclea possui "células ciliadas" que são extremamente sensíveis. Esses cílios movem-se quando estimulados por vibrações sonoras e transmitem essa informação para o cérebro. Porém, uma vez danificadas, essas células não se regeneram e o indivíduo não voltará a ouvir como antes.
O nível máximo de exposição suportável recomendado pela Organização Mundial de Saúde para o ouvido humano é de até 85 decibéis. Para se ter uma ideia comparativa, a turbina de um avião a jato na pista produz até 140 dB de ruído. A bateria de uma escola de samba pode produzir até 110 dB, o que piora quando em locais fechados como durante os ensaios em suas quadras.
“A recomendação para exposição a fontes sonoras acima de 110 dB é de cerca de 30 minutos, mas não é o que acontece durante o período do Carnaval. Sendo assim, é preciso tomar algumas medidas para preservar a saúde auditiva, principalmente no caso dos bebês e crianças pequenas. Se eles começarem a chorar e ficarem irrequietos, o barulho alto pode estar incomodando”, alerta Maria do Carmo.
O Grupo Microsom produz protetores auriculares personalizáveis, que ajudam a reduzir o barulho e permitem aos foliões curtirem o Carnaval sem comprometerem a saúde auditiva. Além disso, os aparelhos auditivos comercializados pela empresa permitem ao usuário ajustar o volume a um nível seguro.

Dicas para proteger os ouvidos nos dias de folia
- Não fique direto exposto ao som muito alto por longos períodos. Faça pausas regulares em ambientes menos ruidosos a cada meia hora. Se sentir aquele zumbido no ouvido, talvez seja hora de parar;
- Mantenha-se a uma distância de pelo menos 10 metros das fontes emissoras de som;
- Use protetores auriculares para reduzir o barulho. Isso vale para adultos e crianças;
- É recomendado não permanecer próximos dos equipamentos de som, principalmente no caso de bebês e crianças menores;
- No caso de crianças e adolescentes, pergunte se estão com algum barulho ou incômodo no ouvido após a exposição à música alta. Se o sintoma persistir procure um otorrinolaringologista para fazer uma avaliação;
- Os usuários de aparelhos auditivos devem se lembrar de reduzir o volume do seu dispositivo para evitar mais danos à sua audição.

Sobre o Grupo Microsom
O Grupo Microsom nasceu com o objetivo de tratar de forma mais humana as pessoas com qualquer tipo de deficiência. Ao longo do tempo agregou diversas soluções em seu portifólio, tais como aparelhos auditivos, aparelhos para zumbido, gagueira e apneia do sono. Sua missão é promover qualidade de vida para as pessoas que sofrem de alguma deficiência e precisam de soluções personalizadas e um atendimento humanizado. Ao todo, já conta com quase 30 anos de expertise e mais de 60 pontos de atendimento distribuídos por diversos Estados brasileiros.

Contatos para a imprensa:
New Divide Comunicação
Orleans A. Costa
E-mail: newdivide.assessoria@gmail.com
Cel: (11) 99451-5562


Imagens relacionadas
Localização da cóclea dentro do ouvido interno.
Localização da cóclea dentro do ouvido interno.
Ilustração: Alexilus / Shutterstock.com
baixar em alta resolução



New Divide Comunicação

Orleans Affonso Costa
newdivide.assessoria@pressmanagermail.com.br
(11) 99451-5562

Nenhum comentário:

Postar um comentário