Consultoria que atende marcas como Claro, NET, Youse e XP Inc, inaugura a Galeria Meiuca com a exposição Sociedade de Vidro em parceria com o Instituto Bem do Estar. A ideia é promover reflexão e abrir o diálogo sobre saúde mental, em apoio à campanha Janeiro Branco. A mostra coletiva conta com peças criadas por 19 artistas convidados.

O espaço que hoje abriga o escritório da Meiuca já foi uma galeria de arte. E, ao somar a vontade de manter a galeria viva com a intenção de gerar impacto social, surgiu a Galeria Meiuca – uma das primeiras iniciativas da Meiuca.org. A ideia é usar a arte como instrumento de reflexão e, ao mesmo tempo, promover causas de instituições como o Instituto Bem do Estar.
A estreia da Galeria será com a mostra Sociedade de Vidro. Em parceria com o Instituto Bem do Estar, o objetivo da mostra é promover o diálogo sobre saúde da mente e a arte. A vernissage acontece, hoje, 31 de janeiro.
Sociedade de Vidro
Estamos em um período único da história da humanidade. Tecnologia, informação e um bombardeio de incertezas. A consequência tem sido o aumento de doenças relacionadas à saúde da mente. O Brasil é o primeiro país no ranking mundial de casos diagnosticados de ansiedade, também lidera em casos de depressão na América Latina.A Sociedade de Vidro é uma alusão a um dos materiais mais versáteis do mundo. Apesar de forte e resistente, quebra facilmente em um descuido. A mente não é diferente, aguenta diversas emoções, é versátil e mutável. Sem a devida atenção e cuidado, pode sofrer e até se fragmentar.
Inspirados nesse conceito, artistas multidisciplinares – diretamente ligados à publicidade como Carla Garofalo (designer, diretora de arte e ilustradora botânica), Thiago Teixeira (ex-publicitário e tatuador) e Rodrigo Ferreira (designer, ilustrador e heaf of branding na Meiuca) – aceitaram o desafio de criar peças para a exposição.
Segundo Rodrigo Ferreira, artista convidado, a ilustração, a arte visual, em geral, é um dos meios mais cativantes de se contar uma história. “Acho muito relevante juntar artistas para mobilizar uma reflexão sobre um tema tão importante e atual como a saúde da mente”, afirma Ferreira. Por sua vez, Márcio Casarotti – mestre em Comunicação e Consumo, pesquisador de temas acerca da arte, cultura e comunicação – traz para a exposição uma peça que busca refletir questões metafísicas e psicológicas do indivíduo.
Segundo Rodrigo Ferreira, artista convidado, a ilustração, a arte visual, em geral, é um dos meios mais cativantes de se contar uma história. “Acho muito relevante juntar artistas para mobilizar uma reflexão sobre um tema tão importante e atual como a saúde da mente”, afirma Ferreira. Por sua vez, Márcio Casarotti – mestre em Comunicação e Consumo, pesquisador de temas acerca da arte, cultura e comunicação – traz para a exposição uma peça que busca refletir questões metafísicas e psicológicas do indivíduo.
Na visão de Paula Neves, gestora da Meiuca.org (foto) e uma das artistas convidadas para a mostra, a arte pode ser um excelente meio para abordar temas que precisam ser colocados em evidência e explorados. “Estamos muito orgulhosos da primeira edição da Galeria Meiuca ser em parceria com o Instituto Bem do Estar por meio da exposição Sociedade de Vidro, tratando de um tema tão relevante, ainda muito mistificado e pouco debatido nas esferas sociais. Seja em casa, nas nossas famílias, entre amigos, no trabalho, nas políticas públicas e no próprio terceiro setor, por que é tão difícil falar sobre ansiedade, depressão, bipolaridade etc?”, questiona.

SERVIÇO
Exposição: Sociedade de Vidro
Datas: 1 e 2 de fevereiro
Local: Meiuca (Rua Fradique Coutinho, 1464F)
Aquisição de obras: no local ou pelo site (catarse.me/galeriameiuca-sociedadedevidro); faixa de preço de R$300,00 a R$5.000,00
Sobre a Meiuca.org | Braço sem fins lucrativos da Meiuca, foi fundada em 2019 para que o seu time (que tem 20% do seu tempo reservado para isso) explora formas de usar design, tecnologia e criatividade para promover suas próprias causas e gerar transformação positiva na sociedade e meio ambiente. É mantida por parte do lucro dos projetos comerciais da Meiuca Design, além de parcerias com grandes marcas e outras instituições. Mais informações: instagram @meiucaorg ou no site http://meiuca.design/
Sobre o Instituto Bem do Estar | Fundado em 2018 por Isabel Marçal e Milena Fanucchi, o Instituto Bem do Estar é um negócio social sem fins lucrativos voltado à promoção da saúde da mente. Com o propósito de desafiar as pessoas a mudar o próprio comportamento em relação à saúde da mente, a organização colabora com a prevenção de doenças psicológicas e contribui para uma sociedade mais consciente e saudável. Para tal, possui três frentes de atuação, que visam a transformação social necessária a uma sociedade que está em falência emocional.
No pilar CONSCIENTIZAR, informa a população sobre os cuidados para uma saúde da mente de qualidade, estimulando a busca pelo autoconhecimento e o despertar da empatia por meio de conteúdo digital, campanhas de conscientização e mostras e exposições culturais. Em CONECTAR, promove experiências do cuidado com a mente, proporcionando ferramentas que contribuem com o desenvolvimento socioemocional individual e coletivo por meio de atividades práticas, como vivências, workshops e palestras, além da divulgação de locais de atendimento terapêutico gratuitos ou por contribuição consciente. Em MOBILIZAR, entende o contexto sobre saúde da mente e o impacto na sociedade, gerando estatísticas e articular agentes públicos e privados, visando o acesso a políticas públicas via pesquisas e práticas de advocacy. www.bemdoestar.org
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Frida Luna Boutique de Comunicação
Betânia Lins betania.lins@gmail.com
Celular: (11) 9 7338-3879
Imagens relacionadas
![]() baixar em alta resolução |
![]() baixar em alta resolução |
Betania Lins
(11) 97338-3879
Nenhum comentário:
Postar um comentário