MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Governo quer evitar pânico com o coronavirus na Bahia


A nota oficial da Sesab, que foi disparada à mídia abre de forma veemente:“A secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) *NEGA* a informação sobre a existência de caso suspeito de infecção pelo coronavírus no estado da Bahia"

Tribuna da Bahia, Salvador
30/01/2020 10:29 | Atualizado há 9 horas e 57 minutos
   
Foto: Reprodução

Por: Lício Ferreira

“Muitos casos de gripe e problemas respiratórios existem em milhares de pessoas no mundo inteiro. Se todo mundo achar que hoje, qualquer gripe; qualquer problema respiratório; é esse vírus que veio da China, então, o pânico fica generalizado. Vamos com muito cuidado, com muita atenção,tomando as medidas necessárias e não podemos gerar pânico”.As palavras são do governador Rui Costa durante entrevista exclusiva à TV Bahia, no programa Bahia Meio Dia, apresentado pela jornalista Jéssica Senra.
Rui Costa disse, ainda, que o Governo do Estado disparou o alerta para toda rede estadual de saúde e que está fazendo um movimento de orientação também à rede municipal para identificar os possíveis casos, mas sem gerar pânico. “Essa é uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS):não gerar pânico”, completou. Evitando um contato direto com a imprensa – que esteve durante toda manhã à sua procura no seu gabinete, na Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o secretário Fábio Vilas Boas preferiu duas maneiras para se comunicar.
Primeiro, através da Assessoria de Comunicação com uma nota oficial. Depois, através do site da Sesab com um vídeo onde reafirma textualmente: “Não temos até o momento nenhum registro de caso suspeito de infecção do coronavirus na Bahia. O caso que chegou a notícia da Imprensa trata-se de um paciente, que veio de uma viagem ao Japão com um quadro de infecção das vias superiores. Porém, toda investigação epidemiológica e o quadro clínico não são compatíveis com a infecção pelo coronavirus”.
NEGATIVA
A nota oficial da Sesab, que foi disparada à mídia abre de forma veemente:“A secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) *NEGA* a informação sobre a existência de caso suspeito de infecção pelo coronavírus no estado da Bahia. Em 28 de janeiro, foi notificada a existência de um paciente internado no município de Jacaraci com quadro de infecção respiratória e história de viagem ao Japão. O paciente foi transferido para o Instituto Couto Maia, referência estadual em doenças infecciosas, e a avaliação inicial *não preenche critérios* para enquadrar como caso suspeito de infecção pelo coronavírus”. Entretanto não oferece detalhes maiores sobre o paciente.
Ainda na nota oficial, a Sesab informa: “Todas as medidas habituais de isolamento para casos suspeitos de infecção por vírus do grupo influenza (H1N1, H3N2, Influenza B) estão sendo tomadas. Ressalta-se que apenas no ano de 2019 foram confirmados na Bahia 1.821 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por vírus respiratórios, com 132 óbitos. Toda a rotina laboratorial para diagnóstico de casos semelhantes está sendo conduzida pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA)”.
Em comunicado, a Prefeitura pediu à população que fique atenta e evite compartilhar notícias falsas sobre o coronavírus. A recomendação é que a população procure os canais informativos oficiais e acompanhe as notícias pela imprensa. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já monta uma estratégia de ação e ressalta que o momento é de tranquilidade.
Para garantir o monitoramento de possíveis casos suspeitos do coronavírus em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Diretoria de Vigilância, já emitiu um boletim epidemiológico para os estabelecimentos de saúde das redes pública e privada da capital, alertando principalmente sobre a importância da notificação imediata de pacientes que apresentarem os sintomas.
A medida faz parte de um rol de estratégias preventivas e de controle que será adotada pela pasta para evitar a circulação do vírus na cidade. “O primeiro passo deflagrado pela secretaria foi repassar as orientações sobre o agravo para todos os hospitais e demais estabelecimentos das redes pública e privada com recomendações de notificação imediata de indivíduos que se enquadrarem nos critérios de caso suspeito da doença, bem como, orientações sobre cuidados básicos a serem adotados em pacientes suspeitos”, destacou Luiza Côrtes, diretora de Vigilância à Saúde da pasta.
Ainda essa semana, uma reunião com representantes da SMS será realizada para definição do plano de ação para evitar a circulação do vírus. “Esse é um momento de tranquilizar a população. Estamos em contato direto com o Ministério da Saúde e a Secretária da Saúde do Estado para nos manter atualizados sobre a circulação do vírus no país. Nossos profissionais de epidemiologia também permanecem trabalhando para garantir o controle e os procedimentos de contingência que podem ser adotados na cidade. Vale destacar, que até o momento, só há um episódio suspeito sob investigação no Brasil e não há motivos para pânico”, destacou Leo Prates, titular da SMS.
AEROPORTO
Ofertando informações de maneira dirigida, para alguns órgãos de imprensa, o Salvador Bahia Airport informou que está seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no que tange ao monitoramento do coronavírus no país. E declara:
“Neste sentido, a partir de hoje, serão veiculados avisos sonoros nos desembarques internacional e doméstico. Além disso, a Concessionaria reforçou informações de prevenção e controle aos funcionários do Aeroporto, especialmente aqueles que lidam diretamente com os passageiros e já iniciou a instalação de dispensers de álcool em gel em diversos pontos, como canais de inspeção, áreas de imigração no desembarque internacional, praça de alimentação e área administrativa, bem como nas saídas dos sanitários do Píer Sul - onde ocorrem os voos internacionais”.
ORIENTAÇÕES
Por sua vez, a Sesab completa a nota oficial dizendo que: “o Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
• evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
• realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
• utilizar lenço descartável para higiene nasal;
• cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
• evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
• higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
• não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
• manter os ambientes bem ventilados;
• evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
• evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
• profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário