MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

PF: empresário intermediou outorga com governo da Bahia


Negociação ocorreu na gestão de Jaques Wagner, mas só foi concluída na administração do governador Rui Costa

BAHIA.BA
Foto: Rodrigo Daniel Silva / bahia.ba
Foto: Rodrigo Daniel Silva / bahia.ba

Alvo da Polícia Federal na última segunda-feira (26), o empresário Carlos Daltro viabilizou demandas do empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC Engenharia, junto ao governo da Bahia, segundo o jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com a publicação, o empreiteiro pediu a Daltro que o ajudasse a aprovar um pedido de outorga de água do rio Paraguaçu para irrigação junto a um órgão ambiental da Bahia.
O beneficiado seria um amigo de Pessoa, o empresário João Augusto Calasans. De acordo com a apuração da PF, Calasans enviou e-mails para o empreiteiro solicitando que este entregasse uma carta com o pedido de outorga ao então secretário da Casa Civil e hoje governador, Rui Costa (PT).
Em vez de tratar do tema diretamente com Costa ou Wagner, Pessoa encaminhou a demanda a Daltro. “Peço-lhe que ajude nosso amigo Calasans neste pedido recorrente a algum tempo”.
O pedido não foi acatado de imediato: a outorga acabou sendo aprovada um ano e meio depois, em outubro de 2015, já na gestão de Rui Costa.
Daltro é ex-funcionário do OAS e dono de nove empresas cujo capital social chega a R$ 4,5 milhões. Na última segunda, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão em endereços do empresário. Ele é investigado, no mesmo inquérito policial, dos secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico e Casa Civil, Jaques Wagner (PT) e Bruno Dauster, respectivamente.
A PF também pediu a prisão temporária dele, mas a Justiça negou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário