Estudantes da Equipe NASA
Estudantes do Sesi Ilhéus foram a Salvador, no último fim de semana e voltaram com o prêmio de melhor apresentação entre mais de 40 equipes e também a pré-classificação para a etapa nacional do Torneio de Robótica que acontecerá em Curitiba, ainda neste ano.
Com idades entre 11 e 16 anos os estudantes do SESI Ilhéus se juntaram com jovens de outras escolas, do IFBA Salvador e de outras unidades do Sesi e transformaram o pátio da Escola Reitor Miguel Calmon, na unidade do Sesi do bairro do Retiro, em Salvador, em um verdadeiro centro de invenções, nos dias 23 e 24 de fevereiro.
Os alunos de Ilhéus participaram da etapa regional do torneio de robótica First Lego League (FLL) e tiveram que desenvolver um projeto de pesquisa relacionado ao uso e reaproveitamento da água, além de construir um robô autônomo feito de lego para realizar missões técnicas.
A estudante Juliana Carla é um dos membros da equipe NASA, que apostou em uma solução para verificar se existem bactérias na água, utilizando um composto à base de resazurina. Depois, utilizam uma moringa para melhorar a qualidade da água.
Junto com o professor Felipe Oliveira, os adolescentes também desenvolveram um aplicativo chamado contaminÁgua, que mostra os pontos na cidade de Ilhéus que possuem água com a presença de bactérias e ainda como limpar e como economizar.
Enquanto desenvolviam o projeto, os jovens se divertiam no laboratório.  “Passava muitas horas do dia lá. A gente trabalhou bastante pra esse projeto sair e para finalizar a construção do robô”, contou Ana Beatriz integrante da equipe.