Lhays Feliciano
A TARDEAo estacionar o carro por um período prolongado, o primeiro passo é escolher um bom lugar para guardar o automóvel, de preferência uma garagem coberta e bem ventilada, que não pegue muito sol. Outra dica importante é cobrir o carro com uma boa capa automotiva que tenha entrada para ventilação e forro que não cole na lataria quando chover. A capa ajuda a proteger a pintura e os vidros, e, antes de colocá-la, o carro deve estar limpo e seco.
Lembre-se de deixar os reservatórios de gasolina secos. Caso contrário, a gasolina começa a formar um tipo de borra que obstrui os filtros, entupindo os injetores e, no caso dos mais antigos, os carburadores. O mesmo acontece com o etanol, embora leve mais tempo. Se quiser deixar algum combustível no tanque, opte por gasolina aditivada, pois tem maior durabilidade. Se seu carro ainda tem o tanquinho de partida a frio, não esqueça de esvaziá-lo também.
A mesma coisa acontece com o óleo. Quando o óleo fica parado por muito tempo em um carro, ele começa a coalhar, perdendo suas características de lubrificação. Ao deixar o carro parado na garagem, também é provável que os fluidos, como de óleo e freio, estraguem, já que eles oxidam e perdem propriedade.
O tempo
Quanto mais tempo passa, mais problemas podem surgir. Com mais de seis meses sem rodar, os pneus podem ficar "quadrados" e deformados, então calibre os pneus com a pressão máxima recomendada no manual do veículo para evitar que eles fiquem danificados. O peso do carro vai pressionando os pneus a todo momento, até com ele parado. Mesmo sem rodar, eles vão esvaziando lentamente. Por isso, se o período parado for acima de 90 dias, coloque o carro sobre um cavalete para que o pneu não se deforme.
Os sistemas de embreagem e freio também podem sofrer com o tempo e ficar colados. Com o tempo, o ar-condicionado perde a eficiência – o ideal é ligá-lo por 30 minutos, a cada 15 dias –, e a bateria fica sem carga, o que pode desprogramar algumas funções importantes do veículo. Se seu carro for mais antigo, é possível desconectar os cabos da bateria sem problemas. Mas se o veículo é da geração mais nova e conta com módulos de injeção e de carroceria, é perigoso causar alguma desprogramação no momentos de desligar os cabos, então consulte a concessionária antes de fazê-lo.
A melhor maneira de evitar todos esses danos é utilizar o carro de vez em quando, rodar periodicamente. Isso faz com que o motor permaneça lubrificado.
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