MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Fazendeiros se armam na Bahia



A invasão da Fazenda Esmeralda, em Itapetinga, alertou os fazndeiros da região, que já disuctem montar milícias armadas para impedir novas ocupações, defender seus trabalhadores e propiedades.

A terra ocupada, que pertence ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso em Brasília por corrupção, é composta por 12 fazendas e foi invadida por supostos índios no dia 23, sábado. O valor da área é R$ 67 milhões.

Segundo a Polícia Civil, eles estavam armados com facas e espingardas e expulsaram os funcionários. Parte deles foi feita refém e liberada somente no domingo (24). A estrada que dá acesso à fazenda foi bloqueada.

O presidente do Sindicato Rural de Itapetinga, Eder Rezende, declarou ao Correio que os donos de fazenda “estão se preparando de forma conjunta para se defender das invasões”.

“Quanto à forma que isso será feito, não posso afirmar. Nos grupos de WhatsApp, estão muito nervosos, alguns mais exagerados falam em formação de milícias".

Ele considera a ocupação “mais política, pois as demandas indígenas da região já foram atendidas pela Justiça. Não há mais questão indígena na região”.

O STF deu aos índios Pataxós a reserva Caramuru-Catarina Paraguaçu, de 54 mil hectares, em Itaju do Colônia. Mesmo assim, os os supostos índios que ocupam a fazenda querem que ela vire uma nova reserva.
JORNAL A REGIÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário