Se você se deparar com bruxos pelas ruas de Belo Horizonte neste final de semana, não se assuste. É que eles têm encontro marcado hoje no Studio Bar e amanhã no Fifty Lourdes para comemorar o aniversário de 36 anos do personagem Harry Potter. A autora da saga, a britânica J.K. Rowling, também faz aniversário neste 31 de julho. E os “trouxas” são convidados ilustres.
A partir das 23h de hoje, o Studio Bar se transforma em Hogwarts com a festa “The Wizard Express”, que é realizada no Rio de Janeiro desde 2011 e chega agora em BH, com direito a feijões mágicos de vários sabores, sapos de chocolate e concurso de fantasias. “Temos um público muito grande na cidade e essa data é emblemática para os fãs. Queremos proporcionar um pouco desse mundo a eles. A intenção é fazer uma festa maior a cada ano”, afirma o produtor local, Max Cymera. Mas só entra no local maiores de 18 anos.
Já para a festa “Lumos Máxima – Harry B-day”, que acontece amanhã no Fifty Lourdes, a partir das 18h, o Ministério da Magia adverte, através da descrição da festa: “A entrada de menores será permitida desde que os mesmos estejam acompanhados dos pais durante todo o evento”.
Estreia neste sábado (30) em BH – A festa “The Wizard Express” é realizada no Rio de Janeiro desde 2
Estreia neste sábado (30) em BH – A festa “The Wizard Express” é realizada no Rio de Janeiro desde 2011
A magia vive
“Nos reunimos para não deixar a magia morrer na cidade. E os eventos com essa temática estavam diminuindo. Nos unimos para fazer acontecer. Tem fãs de 6 a 40 anos que frequentam nossos eventos”, comenta um dos fundadores do Potter Club BH, o designer Gilmar Parreira, de 21 anos, que está organizando o evento.
“Tem fãs que estão se tornando pais e passando esse amor para os filhos. A experiência dos mais novos é diferente, pois tem uma história pronta. Nós crescemos com ela. Mas nos eventos que fazemos o encantamento de crianças e adultos é o mesmo. O carinho é igual”. Luly Lages. Integrante do Potter Club BH
Com decoração temática, o espaço vai contar também com concurso de cosplay, chapéu seletor e a famosa cerveja amanteigada, além de outros elementos mágicos do universo de Potter. “Esse ano o aniversário dele (Harry) coincidiu com o lançamento de um livro e um novo filme. A comemoração é maior”, comenta outro fundador do Potter Club, Ramon Correa, de 24 anos.
Tanta euforia em torno da saga, não se dá apenas pelo lado fantasioso da história. “Ela tem um lado humano muito forte. Você tira muitos ensinamentos”, comenta a restauradora Luly Lages, de 26 anos. Para ela, a data vai além do aniversário de Potter. “É um dia para agradecer a autora. Milhares de crianças no mundo tomaram gosto pela leitura por causa dela. Eu fui uma delas”.

Lançamentos de novos filmes, livros e peça seguem alimentando a pottermania
Spin-off de Harry Potter – O longa-metragem “Animais Fantásticos e Onde Habitam” tem estreia marcada
Spin-off de Harry Potter – O longa-metragem “Animais Fantásticos e Onde Habitam” tem estreia marcada para 17 de novembro
Tantas comemorações no universo da magia servem de aquecimento para a estreia do longa-metragem “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, marcada para novembro. Com história derivada (ou spin-off) de “Harry Potter”, o filme traz o especialista em criaturas mágicas Newt Scamander. A autora J.K. Rowling participa pela primeira vez como roteirista. Em um vídeo divulgado pela Warner, ela explicou a origem do enredo. “Era um livro didático que Harry Potter usava na escola. Enquanto escrevia ‘Potter’, fiquei bastante interessa em Newt Scamander. Ele tem viajado o mundo estudando criaturas mágicas e se intitulou ‘magizoologista’”.
Quem estrela o filme é o vencedor do Oscar Eddie Redmayne. “A expectativa é alta para todos porque a autora disse que não escreveria mais livros depois da saga. E conseguiu uma forma de manter a história viva sem falar do Harry Potter”, comenta Gilmar Parreira, presidente do Potter Club BH. “Além disso, esse não tem livro que antecede o filme. É totalmente inédito. Não sabemos de nada. A cada trailer lançado a ansiedade aumenta”.
Além do filme, outro produto ligado ao bruxo chega às lojas da Fnac à meia-noite de hoje. Trata-se do livro “Harry Potter and The Cursed Child”, o roteiro da peça de teatro de mesmo nome, que tem pré-estreia hoje na Inglaterra. A história se passa 19 anos depois dos eventos de “Relíquias da Morte” (2007) e acompanha Alvo, filho mais novo do protagonista com Gina Weasley. “Vamos participar desse lançamento hoje. Essa é a versão em inglês do livro”, diz Gilmar. A editora Rocco começará a pré-venda da edição em português no dia 16 de agosto.
Fofurice

De pai para filho – Casal de Illinois, nos EUA, montou um quarto inspirado em Hogwarts para o filho
De pai para filho – Casal de Illinois, nos EUA, montou um quarto inspirado em Hogwarts para o filho de seis meses

A paixão por Harry Potter passa mesmo de pai para filho. Um casal americano decidiu fazer um quarto para o filho inspirado em Hogwarts e o resultado viralizou nas redes sociais na última semana.
Na internet, o casal disse que o planejamento para o quarto durou dois meses. O ambiente tem elementos inspirados na escola de magia e bruxaria, como o lustre, bandeirinhas das casas Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa, e corujinhas de pelúcia. Três janelas receberam pintura em 3D, com a vista para os jardins da escola.