MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Trabalhando na Agrishow


Trabalhando na 23ª Agrishow, em Ribeirão Preto, reforçamos a necessidade de completarmos o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e partirmos para o Programa de Regularização Ambiental (PRA). Esse passo foi uma conquista nossa, precisamos efetivá-lo com a participação maciça dos amigos proprietários rurais.
Difundimos a nova norma de conservação de solo e água em área de cultura da cana-de-açúcar. Depois de um longo estudo que contou com consulta pública para sua construção, aproveitamos o sucesso do evento para dar continuidade a essa divulgação para nossos amigos do campo.
Lançamos dois novos cultivares desenvolvidas pelo Instituto Agronômico, de Campinas (IAC): o Sintonia, que é uma nova variedade de feijão; e o milho 8077, mais resistente ao estresse hídrico. Tivemos também uma ampla difusão do sistema de Mudas Pré-Brotadas (MPB), que é um passo fundamental para o aumento da produtividade do setor canavieiro.
Assinamos convênio com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) para difundir e preparar as pessoas para a correta aplicação de agroquímicos nas lavouras. Isso garante saudabilidade aos alimentos, maior preservação ambiental e menor gasto com insumos.
Comprovamos na Agrishow, através do nosso Programa Microbacias II, o auxílio ao agricultor familiar e ao pequeno produtor, entregando ao lado do governador no primeiro dia da feira um caminhão refrigerado para o transporte de olerícolas, para a Associação Batataense dos Produtores da Agricultura Familiar (Abafa), e um furgão refrigerado à Associação do Centro Comunitário Rural Taquari Córrego, que nos enche de orgulho ao estimular o cooperativismo e o associativismo, fazendo a diferença no interior do nosso Estado. Entregamos também um furgão para a Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares de Araras e Região.
A politica de juros zero, subvencionado pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) para aquisição pelos programas Pró-Trator e Pró-Implemento, garantiu que na Agrishow o governador Geraldo Alckmin entregasse as chaves de nove tratores novos e dois implementos. Auxílio ao pequeno produtor que reflete diretamente no aumento de produtividade e renda.
Divulgamos a boa notícia de que em São Paulo se manteve a integridade de recursos para o programa de subvenção do prêmio do Seguro Rural. São inicialmente R$ 20 milhões para tranquilizar o agricultor com relação aos riscos aos quais pode estar exposta sua lavoura. Ao lado do Paraná, somos o único Estado a oferecer a subvenção.
Assinamos protocolo de intenções para promover a transferência de tecnologias desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC), à produtores e fornecedores da Associação dos Plantadores de Cana-de-Açúcar da Região Centro-Sul (Orplana), sistema de Mudas Pré Brotadas.
Estou convicto de que este ato faz parte de um momento revolucionário, fundamental para a produtividade agrícola. A transferência de tecnologia é fundamental para incentivar a adoção de novas variedades e criar novas oportunidades de negócios.
Com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), firmamos parceria para desenvolver o Projeto Unidade de Referência em Tecnologia de Aplicação e Segurança no Trabalho com Agrotóxicos. É uma ampliação do já exitoso programa Aplique Bem, que disciplina o uso de defensivos e capacita os aplicadores.
Promovemos o 1º Seminário Internacional ACCELERAGRO de Inovação no Agronegócio, abordando temas como inovação nos negócios da cana-de-açúcar e etanol e também ciência animal, experiência de empresas start-up e inovação em agricultura de precisão e tecnologia da informação na agricultura.
Lançamos a Vitrine Tecnológica Sustentável, uma área de 44 hectares dentro da Agrishow que funcionará durante o ano todo desenvolvendo projetos de tecnologia da Integração-Lavoura-Pecuária e de pecuária intensiva. Empresas privadas podem firmar parcerias com a Secretaria para empreender inovações em nossa área, que tem previsão mínima de funcionamento de 12 anos.
Tudo isso são ações concretas da SAA durante a realização da Agrishow. Prevalece, portanto, uma sensação de dever cumprido: estar ao lado do produtor, fazer uma agricultura amigável com o meio ambiente, diminuir a distância entre o conhecimento e a produção, garantir alimentos saudáveis.
Compromissos do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com a agropecuária, com o Brasil.
29/04/2016
Arnaldo Jardim é deputado federal licenciado (PPS-SP) e secretario de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário