MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Escola estadual de SP faz rodízio de alunos por falta de carteiras


Secretaria diz que escola na Zona Leste receberá carteiras nesta quarta.
Mãe reclama da falta de professores; secretaria diz que problema é pontual.

Do G1 São Paulo

A Escola Estadual Jardim Sapopemba, na Zona Leste da capital paulista, implantou um rodízio de alunos por falta de carteiras, como mostrou o Bom Dia São Paulo, nesta quarta-feira (29). A secretaria informou que as carteiras serão entregues ainda nesta quarta e que as aulas perdidas serão repostas.

Para acomodar os estudantes, a escola avisou que nesta semana os alunos deveriam frequentar as aulas em dias alternados. Algumas turmas iriam na terça e quinta e outras na quarta e sexta. O período letivo nesta escola também ficou mais curto. Os alunos da manhã que deveriam sair às 12h20 estão sendo dispensados às 10h40.

Na segunda-feira (27), o Bom Dia São Paulo já tinha mostrado um problema de falta de professores na rede estadual. Embora a secretaria de Educação tenha informado que o problema era pontual, pais procuraram a reportagem do Bom Dia São Paulo para reclamar da falta de professores.
Na terça-feira, uma mãe afirmou ter recebido um telefonema da Escola Estadual Deputado Pedro Costa, na Vila Mazzei, na região da Parada Inglesa, na Zona Norte, para avisar que o filho não teria aula.  A Secretaria do Estado da Educação de São Paulo afirmou que que as escolas têm professores substitutos e que as crianças não ficariam sem aula. “Em todas as escolas nossas [da diretoria Centro], nós temos ou professores com aulas regularmente atribuídas e temos professores substitutos”, afirmou Maria de Fátima Lopes, dirigente de ensino da Secretaria do Estado de Educação de São Paulo.
Nesta quarta, a equipe acompanhou uma mãe na Escola Alfredo Ashcar, no Jardim Tietê, na Zona Leste de São Paulo, onde encontrou listas que mostravam que, das 16 classes da tarde, cinco não tinham o nome do professor indicado. A equipe foi informada por uma funcionária da escola que as crianças poderiam ir, mas não teriam aulas.
A Subsecretária da Secretaria de Educação do Estado, Rosania Morroni, afirmou que a falta de carteiras é pontual. “É lamentável esse atraso. Estamos verificando, apurando responsabilidades junto à Fundação para o Desenvolvimento da Educação, responsável pela distribuição das carteiras. Hoje as carteiras serão entregues nessa escola e as aulas não dadas serão repostas”, garantiu.
A subsecretária negou haver falta de professores. “Não está faltando professor. A diretoria de ensino está realocando no seu cadastro os professores substitutos de uma escola para outra e no seu cadastro reserva, mas não temos falta de professor”, afirmou.
No caso da Escola Alfredo Ashcar, ela disse que os professores às vezes faltam por problemas pessoais e que isso é amparado pela legislação. “Cabe a nós colocarmos professores substitutos no lugar do professor que faltou pontualmente”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário