Hortaliça foi colhida na segunda (27) e será exibida em feira de Pinhalzinho.
Segundo Epagri, abóboras normais têm peso médio de 20 quilos.
Orgulhoso da hortaliça, o agricultor mora na localidade de Linha Fátima. Com o feito, os oito agricultores que participaram da brincadeira vão ter que pagar cervejas a Antonio. Nesta quarta (29), ele tenta outra premiação - de maior abóbora em uma feira de Pinhalzinho, também Oeste do estado.
EUA (Foto: Débora Ceccon/Jornal O Líder)
Para produzir a hortaliça, ele passou uma receita: boa semente, a correção da acidez e compactação do solo e "cuidar cada dia e cada noite". Esta não é a primeira vez que o agricultor produz abóboras fora das dimensões normais. Já no ano passado, colheu uma de 128 quilos. Antonio contou que a feira foi um incentivo para começar o que chamou de hobbie. Desde 2008, ele tem alguma abóbora entre as três maiores do ano na competição.
Dimensões normais
De acordo com a Epagri, uma abóbora dessas medidas não é normal. Porém, com "uma boa adubação, semente de qualidade e água, de irrigação ou chuva, à vontade, a hortaliça pode crescer", afirmou o técnico da entidade Valdir Cembranel. Ele explicou que o peso médio de uma abóbora é entre 18 a 22 quilos.
O técnico também disse que há competições em feiras, onde os agricultores levam os produtos que se destacam, mas que legumes em tamanhos gigantes não são comuns.
Nenhum comentário:
Postar um comentário