Em 2 anos, hospital aumentou em 3.000% o número de cirurgias.
Programa passou a atender jovens de 16 a 18 anos, além de idoso
Valter (à esquerda) foi o paciente de número 500 (Foto: Divulgação SES/Maurício Bazilio)
O Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, no Subúrbio do Rio de Janeiro,
realizou nesta semana a 500ª cirurgia bariátrica, isto é, operação de
redução de estômago para combater a obesidade mórbida. Ao longo de pouco
mais de dois anos da existência do projeto, os pacientes operados
perderam, na soma, o equivalente a 3,5 toneladas, segundo o Governo
Estadual.Valter José da Silva Esterlino, o técnico de enfermagem que alcançou a marca de número 500, comemorou a chance de poder viver sem o medo de uma doença iminente, por ser hipertenso e ter 135 kg. "Espero que consiga trabalhar e viver melhor", disse.
Integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), o projeto atende, agora, também maiores de 65 anos e jovens entre 16 e 18 anos. O coordenador do programa, Cit Pitombo, no entanto, alerta que crianças e adolescentes estão procurando mais o serviço, mas a elas o atendimento preventivo será o prioritário.
Candidatos à cirurgia devem procurar atendimento ambulatorial para o médico analisar se a intervenção é necessária. O segundo passo, em caso de resposta positiva, é a indicação para a Central de Regulação de Cirurgia Bariátrica do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário