Ao considerar preço e itens de conforto, o Q3 leva a taça.
XC60 se destaca pelo conforto ao dirigir e pelos itens de segurança.
Priscila Dal Poggetto
Do G1, em São Paulo
Os crossovers ganham cada vez mais espaço em mercados como o
brasileiro, onde a procura por carros maiores tem crescido devido ao
aumento do poder aquisitivo, ou como os Estados Unidos, onde a pressão
dos preços de combustível tem forçado os consumidores a procurarem
modelos menores do que SUVs e caminhonetes. Por isso, nos últimos anos,
tantas opções foram lançadas e desembarcam por aqui logo após as
estreias mundiais. Entre elas, está o Volvo XC60 e o
Audi Q3.
Cada um preserva características bem distintas, mas que se cruzam pelo
perfil dos consumidores que os procuram. Por isso, o conceito
"crossover" ao misturar características de dois tipo de categoria (no
caso, SUV e sedã) cai tão bem.
Tecnologia os dois concorrentes têm de sobra para oferecer, mas o
modelo alemão foca mais no conforto no habitáculo, enquanto o sueco
defende o quesito “segurança”, que dá fama a seus modelos.
Audi Q3 foca os itens de conforto (Foto: Divulgação)
Assim, o Q3 traz de série na versão topo de linha testada pelo
G1,
a Ambition, teto solar panorâmico, sensor de estacionamento traseiro e
dianteiro (com gráfico), sensores de luz e chuva, bancos dianteiros com
ajustes elétricos, espelhos retrovisores externos eletricamente
ajustáveis e que podem ser aquecidos, rack de teto em alumínio e rodas
de liga leve de 18 polegadas com pneus 235/50. Também traz bancos
revestidos em couro ecológico (com ajuste elétrico para o motorista),
ar-condicionado automático, volante em couro multifuncional com paddles
shift, computador de bordo, pacote de luzes em LED, freio de
estacionamento eletromecânico, rádio Concert, Audi Music Interface e
conexão Bluetooth para telefone celular.
Como itens de segurança, o modelo alemão tem ainda airbags frontais,
laterais e para cabeça, alarme antifurto, assistente de partida em
aclives, cintos de segurança com sensor de afivelamento, sistema
eletrônico de estabilidade (ESP), luz de neblina traseira, faróis
bi-xênonio, com luzes diurnas em LED, e ajuste automático de altura dos
faróis.
Volvo XC60 tem linhas imponentes, mas destaca segurança (Foto: Divulgação)
Por ouro lado, o Volvo topo de linha T6 R-Design avaliado destaca como
itens de série controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC), City
Safety, sistema inteligente de informação, faróis xenon adaptativos com
jato lavador, controle anticapotamento (RSC), sistema de freios "ABS" e
"EBA", sistema de proteção contra impactos laterais (SIPS), sistema de
proteção contra lesões na coluna cervical (WHIPS), cintos de segurança
com pré-tensionadores, opção para desligar o airbag do passageiro,
airbags frontais, laterais e de cortina.
Fora isso, tem detalhes em metal polido e cromados, faróis com lâmpadas
de xexônio, navegação GPS com tela de 7 polegadas, câmera traseira e
sensores de estacionamento nas extremidades, sistema de som Premium com
12 alto-falantes, sistema de controle de frenagem em descida e o BLIS,
que detecta carros ou motos nos pontos cegos dos retrovisores.
Mecanicamente, apenas a suspensão recebe ajuste diferenciado em relação
às outras versões do modelo, para ficar com dinâmica mais esportiva.
Visibilidade X acabamento
Muito equipamento invisível aos olhos, na verdade. Por isso, quando se entra em um
XC60 pela
primeira vez, a sua simplicidade – embora com qualidade nos materiais –
desanima ao guia-lo. Afinal, o preço dá peso ao carro. Porém, a
condução do XC60 é mais confortável do que a do todo enfeitadinho Q3,
mesmo contando o apelo do amplo teto solar.
Acabamento interno do Volvo XC60 é mais simples, mas qualidade dos materiais é boa (Foto: Divulgação)
O modelo da
Volvo
tem posição de dirigir mais confortável e permite boa visibilidade
frontal e noção de sua dimensão, o que facilita muito as manobras. Outro
sistema que dá vantagem ao modelo sueco é o sensor de estacionamento,
por ser mais preciso. No caso do Audi, o alerta começa a “gritar” sem
estar tão próximo assim do objeto, o que irrita e atrapalha nas
manobras, especialmente difíceis balizas. Aliás, os dois carros são bem
grandalhões e exigem vagas com bom espaço. Ou seja, mesmo se for um
opcional, como no caso do Q3 e das versões de entrada e intermediária do
XC60, vale a pena investir na câmera de ré.
Audi Q3 tem visual mais esportivo e glamouroso (Foto: Divulgação)
Desempenho parecido
Sobre o desempenho, os modelos são bem parecidos. A estabilidade dos
dois é garantida pelos avançados sistemas eletrônicos e pela suspensão
firme o suficiente para deixar a condução mais esportiva. Por causa da
altura em relação ao solo, não há dificuldades com obstáculos como
lombadas, valetas e buracos.
Audi Q3 é menor do que o XC60, mas tem bom porta-malas (Foto: Divulgação)
Já os motores têm potência e torque de sobra para acelerar na estrada e
rodar pela cidade — O Volvo R-Design tem as opções 2.0 turbo de 240 cv e
32,6 kgfm e 3.0 turbo de 304 cv e 44,9 kgfm (esta última, a que o G1
avaliou), enquanto o Audi Q3 tem 2.0 Turbo FSI de 170 cv e 28,5 kgfm ou
2.0 Turbo FSI de 211 cv e 30,5 kgfm (avaliada pelo
G1). Mesmo assim, a pegada mais esportiva do Q3 torna a condução mais empolgante.
Volvo XC60 tem dirigibilidade melhor do que o Q3 (Foto: Divulgação)
As trocas de marchas também são feitas por transmissões bem avançadas,
mas a dinâmica do Audi leva vantagem. Ele vem com câmbio S Tronic de 7
velocidades e dupla embreagem — a tração é integral Quattro. Já o XC60
traz câmbio automático de seis velocidades Geartronic e dupla embreagem.
A tração também é nas quatro rodas.
A capacidade do porta-malas é semelhante, apesar de o Q3 ser um veículo
menor, e, nos dois casos, ótimos para acomodar bagagens para longas
viagens. São 495 litros no XC60 e 460 litros no Q3. Espaço também não
falta para o conforto dos ocupantes — três pessoas no banco de trás
ficam bem acomodados.
Conclusão
Se design chamativo, teto solar panorâmico e itens de conforto a balde
forem itens essenciais na compra, o Q3 leva a frente nesta disputa.
Contudo, se o que pesar for conforto na condução e a série de itens
modernos de segurança, o XC60 ganha. Já no quesito consumo, eles empatam
por terem gasto alto de combustível. Com tudo na balança, o Q3 leva a
taça ao considerar preço (R$ 179.900 contra R$ 234.900), conjunto
mecânico e itens de conforto.
Volvo XC60 tem excelente desempenho em cidade e estrada (Foto: Divulgação)
Audi Q3 ganha comparativo por 'conjunto final' (Foto: Divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário