Novo modelo não será pequeno e chega em 2015, com cabine estendida; Veja projeção
por GLAUCO LUCENA
Há alguns meses começaram a circular informações a respeito de uma
picape que estaria sendo gestada pela Renault, especificamente para o
mercado brasileiro. A primeira suspeita é que seria uma picape derivada
da próxima geração do Logan – esse produto já existe na Romênia, sede da
Dacia (marca controlada pela Renault). Mas Autoesporte
investigou e descobriu a charada: a picape será um produto inédito,
derivado do utilitário Duster. A projeção desta página mostra como
deverá ser o modelo, já com a nova dianteira do jipe (ele muda no fim de
2014, um ano depois da dupla Logan e Sandero).
Segundo nossas fontes ligadas à marca, o desenvolvimento já está em
fase avançada, e o lançamento está previsto para o início de 2015. O
porte será superior ao de picapinhas como Fiat Strada, Volkswagen
Saveiro e Chevrolet Montana. Mas não vai se equiparar ao das picapes
médias como Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux e companhia. Ou
seja: a marca francesa espera inaugurar um segmento, até difícil de ser
batizado: picape compacta premium? A Ford havia cogitado fazer uma
picape derivada do primeiro EcoSport, mas abortou, pois ela chegaria
muito próxima da Ranger. A Renault não tem esse problema de
canibalização na linha.
Ainda segundo nossos informantes, a única configuração disponível para a
picape Duster será com cabine estendida, uma solução que não torna o
habitáculo tão claustrofóbico, com espaço para pequenas bagagens atrás
dos dois bancos da frente. E, ao mesmo tempo, não compromete tanto o
espaço da caçamba, que promete ser bastante profundo. A referência para o
modelo vem de uma rival, a Peugeot 504, que vinha da Argentina no
início dos anos 1990. Ela era robusta e tinha uma caçamba invejável, com
capacidade para 1,3 tonelada de carga.
A nova picape vai aproveitar a mecânica robusta e a suspensão reforçada
do Duster para se distanciar das picapinhas. Se repetir os ângulos de
ataque e saída do jipinho (30 e 35 graus), bem como seu vão livre (21
cm), ela terá quase a mesma valentia e capacidade off-road das picapes
maiores. O estepe deverá ficar na parte inferior traseira, a exemplo do
que ocorre no Duster 4x2 (no 4x4 ele vai para o porta-malas).
A opção da Renault mostra que as montadoras estão fugindo do segmento
das picapinhas. A Ford Courier e a Peugeot Hoggar sairão de linha até o
fim deste ano, enquanto as três sobreviventes, Strada, Saveiro e
Montana, continuam usando plataformas antigas, sem grandes projetos de
atualização. A própria Renault havia avaliado a produção da Logan
Pick-Up há alguns anos, mas não viu viabilidade no projeto.
A partir de 01 de septiembre te invitamos a pedir los productos vendidos por Mudster Rumania - por Renault Duster, Mudster Shop tienda online: http://shop.mudster.ro Aceptamos el pago de PayPal, el pago en la entrega y las principales tarjetas de crédito / débito. El transporte puede lograrse por TNT Internacional
A partir de 01 de septiembre te invitamos a pedir los productos vendidos por Mudster Rumania - por Renault Duster, Mudster Shop tienda online: http://shop.mudster.ro Aceptamos el pago de PayPal, el pago en la entrega y las principales tarjetas de crédito / débito.
ResponderExcluirEl transporte puede lograrse por TNT Internacional