MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de abril de 2012

Saiba mais sobre mestrados e doutorados gratuitos no Maranhão


Número de mestrados e doutorados na UFMA subiu de 14 para 34.
Nos últimos cinco anos, 150 alunos se formaram pela UFMA.

Do G1 MA , com informações da TV Mirante

Nesta semana no quadro Você quer Saber o tema mais votado foi: mestrados e doutorados gratuitos. Muitos alunos ingressam em cursos de pós-graduação como mestrado e doutorado, pensando apenas em seguir a carreira acadêmica. O repórter Douglas Pinto mostra que profissionais que estão no mercado de trabalho também precisam dessas qualificações.
O Instituto Federal do Maranhão, Ifma, possui o mestrado em Engenharia de Materiais, oferecido no campus São Luís, no bairro do Monte Castelo.
O acesso ao mestrado é anual e o processo de seleção envolve etapas como prova escrita, prova de inglês, entrevista e análise do currículo do candidato. A seleção deste ano foi no mês de março e ofereceu 10 vagas.
Mestrado e doutorado são cursos de pós-graduação, que podem ser feitos pelos alunos que concluíram a faculdade. É a continuação dos estudos, o aprofundamento dos conhecimentos em áreas mais específicas, para aqueles que querem seguir a carreira acadêmica, atuar em pesquisas científicas ou até mesmo aumentar o nível de qualificação profissional.
O mestrado dura em média dois anos e meio. Já o doutorado é mais longo, chega a cinco anos em média, e é considerado o mais alto grau da educação formal no Brasil.
Nos últimos cinco anos, 150 alunos se formaram em mestres e doutores pela UFMA. Atualmente ainda existem cerca de 800 estudantes fazendo cursos de pós-graduação na universidade. De 2007 para 2012, o número de mestrados e doutorados na Universidade Federal do Maranhão subiu de 14 para 34.
Apesar dos avanços, vários cursos da instituição aguardam com ansiedade a oferta dessas pós-graduações.

Segundo os professores da instituição, eventos nacionais, como o Congresso Científico de Comunicação Organizacional, que está sendo realizado esta semana na UFMA, são importantes para que a universidade possa conseguir, entre uma série de outras exigências, a aprovação de um mestrado para o curso de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário