Do Política Etc:
A Secretaria de Trânsito da Prefeitura de Ilhéus está arrecadando os tubos com os radares eletrônicos, os populares “pardais”, instalados em três pontos da cidade: as avenidas Proclamação (Savóia), Lomanto Júnior (Pontal) e Itabuna (Centro).
Apesar de ter oficialmente o propósito de coibir o excesso de velocidade, fica difícil evitar a ideia de que os pardais foram mesmo colocados nas ruas para encher os cofres da Prefeitura, às custas de motoristas desavisados. Não fosse essa a intenção, a Secretaria de Trânsito teria providenciado uma sinalização adequada para alertar sobre o limite de velocidade, estabelecido em 50 quilômetros nos trechos em que se encontram os radares.
A falta da sinalização horizontal e as diminutas placas que “informam” sobre o limite passam despercebidas até mesmo para quem está acostumado a trafegar pelas ruas de Ilhéus. Para quem passa por elas de vez em quando, então…
Já se imagina a festa que será a partir do momento em que os turistas chegarem em peso, no auge do verão (que começa oficialmente esta semana), e começarem a receber multa a três por dois. Depois de voltar das férias, o cidadão receberá em casa a notificação da Secretaria de Trânsito da Prefeitura de Ilhéus e certamente corresponderá riscando a cidade de seus próximos roteiros.
A boa notícia é que na Prefeitura há quem esteja preocupado com a situação, inclusive apontando a necessidade de sinalizar melhor as ruas em que estão os pardais. Isso implica em reconhecer que as indicações atuais são insuficientes e, portanto, que as multas até agora lavradas são indevidas.