Uma nova dieta promete auxiliar no bom funcionamento do organismo, na perda do peso, no aumento da imunidade e, por incrível que pareça, também auxilia o meio ambiente, trazendo diversos benefícios para a saúde.
Infelizmente, vivemos em um mundo onde o consumismo está crescendo cada vez mais, e com ele também cresce o grande descarte de materiais e produtos que acabam poluindo o meio ambiente, o ar e os mares.
Não é à toa que alguns negócios como uma empresa de manutenção e recarga de extintores tem repensado suas produções e consumo com o objetivo de auxiliar o meio ambiente a se manter saudável e limpo por mais tempo.
Muitas pessoas não fazem ideia de como o descarte indevido pode prejudicar o planeta Terra, e quando falamos do descarte, não nos referimos apenas a produtos ou objetos, mas também ao grande volume de comida e alimentos que são descartados.
Sem contar na produção de alimentos processados e industrializados, que jogam milhares de efluentes e materiais prejudiciais para a natureza sem piedade do meio ambiente e, no fim das contas, esse mal acaba voltando para nós.
Muitas vezes nos esquecemos que dependemos do meio ambiente para sobreviver, afinal de contas é ele quem garante um ar limpo, plantações saudáveis e águas doces para que consigamos viver com qualidade.
Entretanto, com o passar do tempo e mesmo contando com um bom gerenciamento de obras corporativas em empresas, muitas pessoas ainda não se dão conta de como o descarte em excesso de comida pode prejudicar o meio ambiente.
Já pensou em fazer uma dieta que, além de te ajudar a ter a saúde e o corpo que sempre desejou, ainda auxiliasse o planeta e o meio ambiente? Pois bem, isso já é uma realidade graças às pesquisas feitas por cientistas.
Hoje iremos falar mais sobre essa inovação e como ela promete mudar por completo a maneira como fazemos dieta, consumimos e descartamos os alimentos, auxiliando na nossa saúde e na do planeta Terra também.
A dieta ideal para você e para o meio ambiente
Com os efeitos evidentes do aquecimento global, muitos cientistas têm estudado como a alimentação influencia esse fenômeno e formas de se alimentar adequadamente para que as próximas gerações não tragam mais problemas ao planeta.
Mesmo contando com uma ótima eficiência energética consultoria, é preciso que cada um realize a sua parte para que o meio ambiente se mantenha saudável por muito mais tempo, o que também traz benefícios para nós, que vivemos nesse planeta.
Dentro deste contexto, uma comissão internacional que contou com 37 especialistas da ciência, saúde e meio ambiente produziu um relatório que foi publicado na revista científica The Lancet.
O relatório propõe uma dieta capaz de melhorar a saúde das pessoas, assim como garantir a produção sustentável de alimentos com o objetivo de reduzir os danos causados ao meio ambiente.
Chamado de “dieta de saúde planetária”, esse plano alimentar se destaca pela ideia de não eliminar completamente carne e laticínios da rotina. Ao invés disso, sugere diminuir a quantidade desses alimentos, além de aumentar a ingestão de frutas, legumes e nozes.
Sabemos que na internet é possível encontrar diversas dietas com a mesma facilidade em que encontramos um bom dispenser de papel higiênico interfolhado, entretanto algumas costumam ser muito agressivas para quem está começando a mudar sua alimentação.
Os cientistas defendem a ideia de que essas mudanças sejam colocadas em prática urgentemente, alertando que já existem 3 bilhões de pessoas desnutridas em todo o mundo, e esse número não mostra sinais de que cairá tão cedo.
Em paralelo a isso, a produção de alimentos ultrapassa as metas ambientais, o que está causando uma grande produção de poluição para os ares, a perda de biodiversidade e drásticas mudanças climáticas.
Além disso, eles também alertam sobre o crescimento populacional, pois estima-se que em 2050 o mundo terá 10 bilhões de pessoas, de forma que se não houver uma mudança em nossas dietas e produção alimentar, os prejuízos serão piores para nós e para o planeta.
Dessa maneira, os cientistas explicam que a nova dieta pode prevenir até 11,6 milhões de mortes prematuras sem prejudicar o planeta Terra, e pode ser usada tanto para quem trabalha como controlador de acesso para condomínio ou até mesmo por uma criança.
Entenda as mudanças na alimentação dentro dessa dieta
A “dieta de saúde planetária” consiste na criação de um plano alimentar diário para pessoas com mais de dois anos de idade. Os cientistas acreditam que ela é capaz de reduzir doenças crônicas, problemas cardíacos, AVC e, claro, a destruição do meio ambiente.
O plano sugere o consumo de 2.500 calorias por dia, priorizando uma variedade de alimentos à base de plantas, baixo consumo de alimentos de origem animal e a implementação de mais gorduras insaturadas ao invés de saturadas.
Quando se leva em consideração o consumo mundial de carne vermelha e do açúcar, os cientistas e profissionais da saúde explicam que é necessário haver uma redução de, pelo menos, 50% deste consumo.
No lugar dos doces, recomenda-se o consumo de nozes, frutas, verduras e legumes que poderão ser consumidas em dobro no lugar dos doces que podem trazer graves problemas de saúde com o passar do tempo.
Claro que nem sempre será possível evitar um doce, um profissional que realiza uma análise termográfica de painéis elétricos talvez não irá deixar de experimentar um pedaço de bolo em uma reunião de trabalho, esse não é o problema, mas o consumo em excesso, sim.
Por exemplo, se você é uma pessoa que come carne vermelha todos os dias, o recomendado é fazer alguns ajustes. Em relação à carne vermelha, é possível comer um hambúrguer por semana ou então um bife grande por mês.
Você pode complementar o seu consumo de proteína comendo algumas porções de peixe ou frango durante a semana, e o consumo de verduras e legumes deverão ser suas principais fontes desse nutriente.
Além disso, os cientistas e profissionais da saúde também recomendam o consumo diário de porções de oleaginosas, como as nozes e castanhas, além, é claro, das leguminosas, como o feijão, a lentilha e o grão de bico, que são ótimas fontes de proteína vegetal.
Na internet é possível encontrar diversas receitas novas para fazer com esse alimentos, assim como encontramos uma limpeza caixa d água preço em poucos segundos e com apenas alguns cliques.
Vale a pena ressaltar que essa dieta também pode auxiliar na rotina de quem deseja se tornar vegetariano ou vegano, pois não oferece mudanças drásticas e ainda assim garante refeições saudáveis e nutritivas durante o dia.
Os cientistas e profissionais da saúde já divulgaram algumas quantidades de alimentos que você pode consumir caso deseje aderir a essa dieta para auxiliar tanto a sua saúde quanto o meio ambiente. Segue abaixo:
Peixe – 28g por dia;
Ovos – 13g por dia;
Carne – 14g de carne vermelha por dia;
Frango – 29g por dia;
Carboidratos – 232g por dia de grãos integrais;
Laticínios – 250g, o equivalente a um copo de leite;
Feijão, grão de bico e outras leguminosas – 75g por dia;
Legumes (300g) e frutas (200g);
Nozes – 50g por dia.
Uma pequena balança pode te ajudar nesse processo, pois será prático para que você consiga pesar a quantidade dos alimentos e evitar comer mais do que o necessário durante a semana.
Essa dieta passou por diversos tipos de estudos, testes, avaliações e análises de protídios natais qualificados que comprovam a eficiência dela tanto para a saúde das pessoas quanto para o meio ambiente, ou seja, trazendo ótimos resultados para ambos os lados.
Considerações finais
Independentemente se você é uma pessoa que trabalha em tempo integral na inspeção de segurança em caldeiras de uma empresa ou até mesmo um empreendedor, essa dieta foi feita para qualquer pessoa que queira mudar sua rotina e ainda ajudar o planeta Terra.
Com ela você consegue aderir a uma alimentação baseada e evitar a produção em excesso de alimentos industrializados que, na maioria das vezes, só trará malefícios para a sua saúde e poluição para o meio ambiente.
Não esqueça de procurar sempre por um nutricionista e fazer um acompanhamento de perto junto ao profissional que poderá te ajudar ainda mais, dando dicas, sugestões e ideias para potencializar sua alimentação e trazer benefícios para você e para o planeta Terra.
Sendo assim, você conseguirá manter uma boa saúde e ainda contribuir para fazer do mundo um espaço mais saudável para que você e as pessoas que ama possam viver com mais harmonia e leveza.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário