Há 12 anos a Peugeot está longe do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e, consequentemente, das 24 Horas de Le Mans. Em 2009, o 908 HDi FAP interrompeu a hegemonia da Audi, mas depois se retirou. Agora ela quer voltar às provas de longa duração com o futurista 9X8 Hypercar.
O novo bólido do leão chega prometendo revolucionar conceitos de pilotagem. O protótipo aboliu o aerofólio traseiro, elemento que é presente nos carros de corridas desde os anos 1960, devido suas propriedades de maior controle direcional em altas velocidades e garantia de manter a carroceria grudada ao chão. Segundo a Peugeot, as formas do bólido foram permitidas pelo novo regulamento da FIA.
Na prática, a asa traseira funciona de forma contrária à asa de um avião. Numa aeronave, a asa gera força o ar passar por baixo da asa e gera uma zona de baixa pressão acima dela. Esse efeito faz com que o avião consiga voar. No caso dos automóveis o efeito o inverso.
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