MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de julho de 2021

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 10 / 07 /2021

 

Incêndio queimando o circo

O aumento de políticos da base aliada do governador na Romaria ameaça destroçar a base "aliada". Sentindo a fragilidade do PT e uma "terceira via" com força suficiente para polarizar com ACM Neto, PP e PSD surtaram e já lançam candidatos e chapas "desejáveis".

PT relegado a vice

O PSD quer que Otto "cientista de almanaque" Alencar seja o candidato ao governo, com "alguém do PT" na vice e João Leão para o Senado. O pessoal do PP sugere Leão para governador, Otto de novo para o Senado e "alguém do PT" na vice, cargo que os petistas não aceitam. 

 

 

A nova vocação da Ceplac

Animados porque agora têm um chefe entendido em gado de corte, alguns servidores da Ceplac pensam em separar uma área da sede para criar uns bois. Quem sabe derrubar um hectare de cacau para formar pasto... Afinal, o órgão tem que investir no que entende.

Promessa vazia em video

esgoto na praca

O prefeito de Ilhéus, Marão, gravou um vídeo em Salvador onde o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, prometeu mudar, "por ordem expressa de Rui", o local de uma estação de esgoto da Embasa, que estava sendo construída na praia turística da Maramata. 

 

 

 

Marão acredita em fadinhas

Segundo Cavalcanti, "o governador Rui Costa já garantiu e até escolheu o novo terreno". Marão, que acreditou na duplicação da BR-415 que virou puxadinho, também acreditou na enrolação estadual. Mas as máquinas continuam trabalhando, dois meses depois da promessa.

Não deu tempo, né?

Há mais de 50 anos a Ceplac fala da ameaça da chegada da monilíase no sul da Bahia. Agora que ela chegou no Acre, a gente descobre que não fizeram plano nem pesquisa para combater a doença, tão grave quanto a vassoura. Tiveram "só" 50 anos para isso. Não vale tocar fogo na fazenda... 

 

 

Gelado bate um recorde

O finado Gelado Limões conseguiu surpreender a gente com um feito inédito no Twitter, algo que nunca tinhamos visto. Visitando o perfil @geraldosimoes13 voce também vai se impressionar com o sucesso dele. É o único com 0 (sim, zero) seguidores na rede social. Acumulados desde 2016...

Lágrimas de crocodilo

Agora que o Governo Federal anuncia a volta às aulas, o tiranete da Bahia, Rui B., faz o mesmo. O estranho é seu lamento "de crocodilo" sobre o prejuízo que a falta de aulas causou nos alunos da Bahia. Rui fechou as escolas sem oferecer os meios para aula online.

Decisão foi pelo atraso

O resultado foi um ano inteiro sem aulas. No final, ao invés de anular o ano letivo, ele passou todo mundo sem ter aprendido nada. Neste ano, mais um semestre foi perdido. O prejuízo educacional, mental, psicológico, na carreira e no futuro desses baianos é incalculável. Obra do PT. 

 

 

A pressa desaparecida

Existe um enorme mistério na reforma administrativa da Prefeitura de Ilhéus. Contestada pela oposição e entidades, ela foi aprovada a toque de caixa por pressa do prefeito Mário Alexandre. Que depois da aprovação deixou guardada numa gaveta empoeirada.

Medo do prefeito sombra?

Ele não publicou a reforma nos 15 dias previstos na lei. Seu preposto na Câmara, o presidente Jeba Moraes, deveria então promulgar o projeto, como indica a legislação. Também não fez. Pelo jeito, Marão desistiu da reforma, que dava enormes poderes ao "shadow mayor" Bento Lima.

Agora ele quer brincar

A grande dúvida nas esquinas da cidade é se Marão resolveu podar os poderes de Bento Lima e assumir de verdade o comando da Prefeitura. Mais afeito à vida hedonista, Marão parece ter tomado gosto pelo gabinete durante a pandemia. Resta saber o que fazer com Bento... 

 

 

Pergunta lá na CPI

Ao testar positivo para Covid, o senador Otto "fake ortopedista" Alencar disse que usa máscara, alcool gel, não participa de aglomerações e tomou as duas doses. Se nada disso adiantou, ele podia usar seu poder de cientista de almanaque e explicar como pegou.

Afinal, ele fez o que mesmo?

guardando

Todo dia o tiranete da Bahia "lamenta o atraso no envio de vacinas", mas novos lotes chegam toda semana. Cada uma das mais de 9 milhões de vacinas foram compradas por Bolsonaro. Nenhuma dose foi comprada por Rui. Nenhum respirador, nenhuma UTI, nenhum kit intubação, nenhum teste. 

 

 

"Canja" em show alheio

O factoide da compra de vacinas Sputinik V prevê a chegada de um lote pequeno em agosto. Até lá, a Bahia já vai ter recebido vacinas suficientes para ter aplicado pelo menos uma dose em toda a população adulta. As vacinas compradas pela Bahia não vão fazer nem cócegas.

 

"Já assinei a ordem"

A compra das vacinas pela Bahia parece a duplicação da BR-415. Em março Rui anunciou a compra de 9,7 milhões de doses que "chegarão em abril". Depois virou maio, junho... agora promete 300 mil para julho. Ou agosto. Quem sabe setembro. Se for como a BR, chega em 2030.

Eu confirmo que sou bom

"A qualidade da assistência prestada pelo Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, é bem avaliada pelos pacientes e familiares, conforme pesquisa". Feita por quem? Pelo hospital. Como? Ninguém sabe. É o tipo de auto-elogio que "não bate" com repetidas queixas na mídia.

Não foi evento, foi Romaria

A assinatura do contrato para um novo terminal em Maragojipe serviu de desculpa para uma legião de prefeitos irem prestigiar o evento longe de suas cidades. Tudo porque a apresentação foi do ministro João Roma, cada vez mais candidato ao governo baiano. Crescendo.

O rato gourmet de Ilhéus

O sucesso da semana foi a versão baiana de Ratatouille, percorrendo um box na Central de Abastecimento do Malhado, escolhendo ingredientes para seu próximo prato. Sim, é aquela central que passou por "requalificação". O box foi interditado para o ratão cozinhar em paz.

Falta o dado mais básico

Por mais incrível que pareça, a Secretaria de Saúde de Itabuna não tem o registro da cidade de origem dos pacientes de Covid que faleceram nos hospitais da cidade. A falta desta informação básica e essencial impede até que se avalie o peso entre moradores de Itabuna.

Omissão inaceitável

Itabuna soma cerca de 33.000 casos acumulados, dos quais 97% não tiveram sintoma ou se curaram e 605 morreram. O percentual de infectados que não resistiram é de 1,83%, mas ele inclui pacientes dos 22 municípios atendidos na cidade. Quantos itabunenses morreram? Ninguém sabe.

Amantes da Covid

A vacina é esperança para o comércio de Ilhéus voltar ao nomal, mas tem lojista que não se ajuda. O sindicato dos comerciários denuncia que muitos patrões estão dificultando o acesso dos empregados aos pontos de vacinação, montados exclusivamente para eles.

Sem carne no prato

O deputado Tiago Correia denunciou esta semana o sucateamento da Adab no governo do tiranete Rui B. Na sexta, o sistema que gerencia a movimentação agropecuária ficou fora do ar mais uma vez, impedindo o envio de gado para os frigoríficos e de carne para os municípios.

Inimigo da pecuária

Tiago não passou pano. Foi direto na veia, contando que Rui "promove e incentiva o desmanche da Adab, com a extinção de todas as coordenadorias regionais, a redução dos escritórios e diminuição do número de servidores nas atividades fins”. Vai ver, Rui é vegano...

A tal "visita de médico"

No meio do furacão da Covid, o pessoal da Vigilância Sanitária de Itabuna parece ter desaprendido como lidar com o mosquito Aedes aegypti. Moradores de alguns bairros têm estranhado as visitas in loco. "O agente entra, faz uma ou duas perguntas e vai embora", diz uma moradora.

O larvicida encareceu, foi?

Antigamente, na era AC (Antes da Covid), o agente vistoriava a caixa d'água e o quintal, colocava larvicida nos ralos e vasos de plantas. Hoje ele dá alguma orientação, pergunta se a caixa está tampada mas não verifica, nem coloca larvicida. O Aedes está adorando.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário