São Paulo, 07 de junho de 2021 - A imagem ganhou relevância no e-commerce no último ano, segundo uma pesquisa da produtora Fotopontocom,
realizada com 44 consumidores online entre abril e maio de 2021. De
acordo com o levantamento, 83% dos respondentes começaram a olhar as
fotos e os vídeos dos produtos que compram na internet com mais atenção
após o início da pandemia. Quando questionadas sobre a importância das
imagens para a sua decisão de compra, 68% das pessoas classificaram como
extremamente importante e 32% como importante.
Um
sinal de alerta para as empresas que atuam no ambiente digital e ainda
não priorizaram este ponto crítico da cadeia do comércio eletrônico.
Quase todos os entrevistados disseram que já desistiram de fechar um
pedido online porque as imagens do produto eram de má-qualidade (97,5%).
“Um material mal produzido impacta na confiança do consumidor com a
marca. A home page
do site deve funcionar como a vitrine de uma loja física e a página do
produto, por sua vez, é onde o comprador vai mergulhar na experiência
sensorial, conferindo os detalhes e o acabamento daquele item. Quando
essa jornada é bem construída, leva à conversão”, explica Carolina
Soares, Co-Fundadora da Fotopontocom.
Alcançar
essa fórmula é o grande desafio. Um problema ainda maior para os
varejistas que precisaram se digitalizar rapidamente para manter a
operação de pé durante o fechamento das lojas físicas. Para quem está
buscando respostas para montar a sua estratégia, a pesquisa gerou alguns
insights relevantes. Em primeiro lugar, a maioria dos respondentes
afirmou que a loja virtual deveria disponibilizar quatro ou mais fotos
para ajudar o comprador. Em relação à composição da imagem, os
entrevistados revelaram que preferem ver o item em fundo branco nas
lojas virtuais (53.8%) e em um cenário, quando estão nas redes sociais
(47.3%). Ao destacar-se o segmento de Moda, Calçados e Acessórios, a
maioria escolheu como favorita a imagem da peça usada por um modelo,
tanto no e-commerce (68.4%), quanto nos perfis da marca (60.5%).
Outros
formatos também são bem-vindos, de acordo com os dados do levantamento.
Quase todos os compradores disseram que vídeos sobre o produto ajudam
na sua decisão por fechar o pedido (89.4%). O mesmo vale para os
infográficos, ainda pouco explorados pelos lojistas (75.6%). E quem
achava que o texto poderia ser negligenciado nesse conjunto estava
enganado: 70.2% das pessoas declararam ler atentamente toda a descrição
do produto antes de comprar. “Esse tipo de material pode parecer um
complemento à fotografia, mas, na verdade, cumpre de forma bem eficiente
o papel de mostrar as qualidades, vantagens e diferenciais do produto
diante dos competidores”, pontua Soares.
Em
relação aos segmentos, os consumidores destacaram que as imagens
tornam-se ainda mais importantes ao comprarem itens de Moda, Calçados e
Acessórios (97.3%), Móveis e Decoração (81%), Cama, Mesa e Banho
(67.5%), Saúde e Beleza (59.4%) e Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos
(48.6%). Após a venda, o material visual continua a impactar a percepção
e o custo atrelado à operação do e-commerce. Quase 60% dos
entrevistados confessaram que já devolveram uma mercadoria que não
correspondia às fotos da loja virtual (59.4%). “Cada elemento da cadeia
está interligado. No caso da imagem, o reflexo vai desde a percepção da
marca, passando pela venda e pela logística e influenciando, inclusive, a
fidelização do cliente final”, completa a executiva.
Sobre a Fotopontocom
A Fotopontocom
é líder em soluções de fotografia e vídeo especializada no e-commerce
brasileiro. Por ser uma produtora 360º com estúdio próprio, a empresa
faz toda a operação de imagem para lojas virtuais, do planejamento
fotográfico ao cadastro final no site. Um processo de ponta a ponta, com
inteligência de 10 anos de mercado e portfólio com grandes nomes, como
C&A, Forever XXI, Levi’s, Tng, Sestini, Cia. Marítima, Ri Happy,
entre outros. A Fotopontocom atua com sistema próprio e personalizado,
oferecendo conforto, segurança e rentabilidade aos clientes, sempre com
foco no respeito às pessoas e na democratização do mercado da
fotografia.
Saiba mais: www.fotopontocom.com.br
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