MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

No Carnaval, Luciano Huck pode sair ‘vestido’ de candidato, mas por enquanto é apenas fantasia

 


Resultado de imagem para proxima escandalo charges

Charge do Ivan Cabral (Arquivo Google)

Carlos Newton

Estamos no Carnaval do Isolamento e nada impede que Luciano Huck saia às ruas vestido de candidato. Por enquanto, porém, é só uma fantasia, que poderia até ganhar o Troféu de Originalidade no desfile do Hotel Glória, ao representar um sonho que tem prazo de validade em abril de 2022, quando ele terá (ou teria) de abandonar a telinha da TV Globo.

Não faltam partidos pretendendo mergulhá-lo no caldeirão da política. Se realmente quisesse, Huck poderia formar uma forte coligação, mas ainda vai demorar a se decidir, porque depende de uma delicada e estressante negociação com a TV Globo, que está reduzindo os salários de todas as grandes atrações.

DEMISSÃO EM MASSA – Atores, jornalistas, diretores, roteiristas e apresentadores do primeiro time da emissora estão sendo demitidos, alguns sem prévia negociação, como Maitê Proença. Outra bela atriz, Carolina Ferraz, ficou tão revoltada que entrou na Justiça Trabalhista.

Desta vez, o passaralho é de grande porte e não está livrando os famosos que integram (ou integravam) a Organização Globo, em seus diversos veículos na imprensa escrita, falada e televisada.

O maior a cair (até pelo tamanho e pelo salário) foi Fausto Silva, que não aceitou a redução do valor contratual e só fica até dezembro. Quanto a Luciano Huck, a negociação está demorando, porque inclui também a mulher Angélica, que está encostada por falta de audiência. Além disso, trata-se de um provável suposto possível novo presidente da República, respeito é bom e eu gosto.

PEJOTIZAÇÃO – Não foram a queda no faturamento e o corte de verbas federais que causaram o passaralho, conforme é chamado internamente, desde os tempos de nosso amigo Evandro Carlos de Andrade, que foi uma espécie de consigliere dos irmãos Marinho.

O problema é a ilegalidade do golpe da “pejotização”, a transformação de funcionários em pessoas jurídicas. Com essa prática, a empresa economiza 20% (INSS), mais 8% (FGTS) e reduz a cobrança do Imposto de Renda ao lançar na contabilidade o pagamento do “pejota” como Despesas Operacionais. Além disso, deixa de pagar direitos trabalhistas, como férias, décimo-terceiro salário, plano de saúde, auxílio alimentação, aviso prévio etc.

O funcionário também tira vantagens, com drástico corte do Imposto de Renda a pagar e a possibilidade de lançar múltiplas despesas pessoais na contabilidade da falsa empresa. Assim, patrão e empregado saiam ganhando, que “maravilha viver”, como dizia Vinicius de Moraes. Ou “bestial”, como diriam os portugueses.

CONIVÊNCIA DO TST – Desde o processo da apresentadora Cláudia Cruz, que levou R$ 5 milhões, a Globo conseguiu a conivência do Tribunal Superior do Trabalho, que passou a declarar a “legalidade” dos contratos de pejotização.

Foram três décadas de sonegação, até que a Receita Federal passou a investigar mais intensamente a sonegação de Imposto de Renda. As notícias são de que, até agora, 43 atores e atrizes foram autuados. A Receita Federal está cobrando as dívidas dos artistas, que podem ser pagas por eles mesmos ou pela própria Globo. Em alguns casos, o valor individual supera os R$ 10 milhões, sem falar na sonegação da empresa, que é muito maior.

Segundo o portal do IG Notícias, estão sendo investigados grandes nomes como Deborah Secco, Reynaldo Gianecchini, Malvino Salvador e Maria Fernanda Cândido.

LUCIANO E ANGÉLICA – No próximo capítulo, vem aí a redução salarial de Luciano Huck e Angélica. Pode ser que a Globo até ofereça a ele a vaga do Faustão, que significaria aumento, com a Angélica de penduricalho.

No entanto, se a emissora tentar reduzir o atual contrato e demitir Angélica, aí sim, o apresentador vai vestir e fantasia de candidato, balançar a campanha e pode até se eleger, porque na política brasileira tudo é possível.

Se na matriz USA elegeram o apresentador Donald Trump contra uma candidata forte como Hillary Clinton, por que a filial Brazil não elegeria a versão Luciano Huck? Eis a questão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário