A nova estratégia de eletrificação da Jaguar Land Rover anda levantando suspeitas na Europa. Sutilmente, a nova direção das duas marcas, capitaneadas agora por Thierry Bolloré, estaria abrindo caminho para a separação da dupla britânica.
Bolloré surpreendeu a todos ao anunciar que a Jaguar seria uma marca 100% elétrica não em 2030, mas já em 2025. Ou seja, em quatro anos, a empresa passaria dos motores a gasolina e diesel, com direito a V8 e tudo, para motores elétricos e baterias de lítio.
Isso é tão rápido que seria apenas comparável a uma startup nascida do zero. Hoje, a Jaguar tem apenas o I-Pace, que nem é feito em suas fábricas, mas em Graz, Áustria, onde a Magna Steyr faz todo o processo.
Dessa forma, numa eventual venda da Jaguar, sua produção não seria afetada. Outro indício de que a placa de “vende-se” pode já estar sendo pintada no Reino Unido é o cancelamento do novo XJ elétrico, que já estava rodando em testes.
Para uma marca de luxo, não ter um sedã topo de linha parece muito estranho, não é mesmo? Desde tempos imemoriais, a Jaguar sempre teve sedãs grandes, movidos por longevos e confiáveis seis em linha ou estonteante V12.
Mais uma pista para a venda é a declaração de Bolloré que os carros elétricos da Jaguar terão plataforma elétrica própria e que “o SUV será Land Rover”, enquanto “o Jaguar será diferente dos SUVs.”
Crossover? Vai saber… De qualquer forma, o novo CEO reforça que “este é o renascimento do Jaguar”, de modo que a empresa “reposicionará completamente a marca Jaguar”.
Bom, trocando em miúdos. A separação de Jaguar e Land Rover facilita a venda da primeira, visto que todo seu portfólio elétrico será exclusivo, evitando assim o compartilhamento de tecnologias com o eventual comprador do felino.
Motores Ingenium, plataformas e outros sistemas atuais, ficam com a Land Rover. Lembra do XJ? Parece agora que o motivo do cancelamento se deve ao fato do mesmo usar a plataforma MLA da LR. Isso dificultaria a venda da Jaguar adiante.
Até 2025, modelos como F-Type, XE, XF, E-Pace e F-Pace terão seu fim como carros a combustão, mas a nova Jaguar deve introduzir coisas novas, talvez sucessores reais destes e parte deles.
Também se espera pelo crossover do projeto Tucana, cuja carroceria de demonstração parece incrivelmente pronta para produção. Mas, quem compraria a Jaguar? A resposta certamente virá de onde todos já imaginam…
[Fonte: Auto News Europe]
Nenhum comentário:
Postar um comentário