MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Confira dicas de como manter a alimentação saudável e evitar excessos no verão

 


As frutas são grandes aliadas da saúde

Tribuna da Bahia, Salvador
31/12/2020 13:30 | Atualizado há 5 horas e 9 minutos

   
Foto: Divulgação

O verão chegou e, junto com ele, o período de festas de fim de ano, férias e muitas mudanças na rotina. O problema é que as comemorações chegam acompanhadas de muitos exageros, os maiores vilões da qualidade de vida. A gastroenterologista Dra. Maria Adelia Almeida Meneses, explica que uma alimentação saudável e equilibrada é uma tarefa que deve ser cumprida durante o ano todo, “porém, no Verão, devemos ter um cuidado especial em virtude das temperaturas mais elevadas levarem a uma maior perda de líquidos e minerais, devido à transpiração excessiva”. Então, além de ajudar aqueles que desejam entrar em forma, escolher os alimentos certos vai deixar o corpo mais preparado para enfrentar o calor.

“Dessa forma, deve-se ter uma boa hidratação com maior consumo de água, chás gelados, sucos naturais e líquidos em geral, em especial a água de coco, considerado isotônico natural, além de refeições mais leves à base de frutas, verduras e legumes, cereais integrais, carnes brancas de peixes e aves, carnes vermelhas magras, evitando frituras e alimentos gordurosos”, destaca a médica. Comer demais pode sobrecarregar o sistema digestivo causando má digestão, além de provocar desconfortos como refluxo e dores abdominais. O ideal é sempre comer em pequenas quantidades, sem se privar dos alimentos favoritos.

E quando o assunto é alimentação saudável, as frutas desempenham um papel fundamental. “As frutas devem compor uma alimentação balanceada sempre, pois como se sabe, são fontes de vitaminas, como C, A, B, minerais e fibras. No Verão, em função não apenas do calor, mas também da maior prática de exercícios físicos, recomenda-se o consumo daquelas com maior proporção de água em sua composição, em função de sua alta capacidade de hidratação”, afirma Maria Adelia. Então, a dica é abusar de frutas como: melancia, melão, abacaxi, laranja, limão, tangerina, morango, pêra, entre outras.

Os vilões da alimentação saudável

Sal e açúcar são grandes vilões para a saúde, destaca a gastroenterologista do IMGH. Obesidade, diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares são algumas das doenças que estão associadas ao excesso desses ingredientes. “Quanto ao sal, a principal estratégia é evitar o consumo de alimentos processados, enlatados e congelados, dando preferência a alimentos frescos, in natura. Além disso, é possível sua substituição por outros temperos como ervas, limão, cebola e alho, por exemplo.

Já em relação ao açúcar, a dica é ficar atento ao açúcar das bebidas, principalmente dos refrigerantes, e substituir os doces tradicionais por frutas. O segredo é: descasque mais e desembale menos”, finaliza a médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário