MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Alcolumbre deve rejeitar ministério, mas quer emplacar sua mulher no Sebrae/Amapá

 


Charge do Son Salvador (Estado de Minas)

Bárbara Baião e Thais Arbex
CNN Brasília,

Sondado pelo Palácio do Planalto para assumir um ministério, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, articula para assumir a primeira vice-presidência da Casa em uma eventual gestão do senador Rodrigo Pacheco, do DEM. As conversas envolvem a cúpula do PSD que, segundo relatos feitos à CNN, deve ter a maior bancada no bloco, com onze parlamentares, e teria de ceder o espaço na Mesa a Alcolumbre. 

A ofensiva do atual presidente do Senado para emplacar Pacheco ganhou força após um almoço com o presidente Jair Bolsonaro, na semana passada. Os dois correligionários pretendem iniciar a campanha com um giro por 15 estados ao lado de aliados, a partir do dia 5 de janeiro. Além disso, o senador Flavio Bolsonaro, do Republicanos, ajudaria no pedido de votos com senadores.

SEDE DE PODER – Desde que o STF vetou a possibilidade de recondução na mesma legislatura, Alcolumbre tem trabalhado para emplacar um sucessor do DEM com aval do governo. Mas, as negociações tem deixado de fora o MDB que, diante do cenário, busca viabilizar uma candidatura própria sob o argumento da proporcionalidade, já que tem a a maior bancada da Casa, com 13 senadores. 

No próximo dia 6, o partido quer oficializar a filiação dos senadores Vital do Rego e Rose de Freitas. O próximo passo seria construir consenso em torno de um nome da bancada que represente uma relação de maior independência ao presidente Jair Bolsonaro. Entre os cotados, estão a senadora Simone Tebet e o senador Eduardo Braga.

MULHER NO SEBRAE – O site O Antagonista revela que o empresário Iraçu Colares, presidente do Sebrae no Amapá, pediu apoio aos dirigentes nacionais da entidade para barrar uma “sórdida armação jurídica” de Davi Alcolumbre para destitui-lo do cargo e emplacar, em seu lugar, sua mulher, Liana Andrade.

Na semana passada, a juíza Elayne Cantuária, investigada no CNJ por causa da proximidade com o senador, anulou a eleição de Iraçu, ocorrida em novembro de 2018.

A chapa de Liana Andrade, derrotada na disputa, apresentou a ação à Justiça em fevereiro do ano passado, logo depois que Alcolumbre foi eleito presidente do Senado.

USO DO JATINHO – E a Folha informa que a Justiça de Pernambuco pediu explicações ao governo do Amapá sobre uma aeronave cedida ao Estado pela Polícia Federal. A juíza Amanda Torres de Lucena Diniz Araujo, que autorizou o uso do avião, quer saber se existiram questões políticas envolvidas no processo. Ela pergunta também se os requisitos que determinou foram cumpridos.

Como mostrou a Folha no início do mês, Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi quem intermediou o empréstimo da aeronave ao estado. O ligação de um delegado da PF como senador gerou mal-estar no órgão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário