MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Acompanhamento com a especialidade vascular pode prevenir AVC

 

SBACV-nacional


Doença arterial obstrutiva, ou aterosclerose, é uma das principais causas da emergência médica

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um quadro de saúde grave, que ocorre, geralmente, por consequência de problemas circulatórios. Trata-se de uma emergência médica, causada pela obstrução ou rompimento de vasos sanguíneos no cérebro. O quadro pode ser classificado entre isquêmico (AVCI) ou hemorrágico (AVCH).

O AVCI corresponde a cerca de 80% a 85% dos casos, segundo o artigo publicado pela Unifesp, e pode ter consequências definitivas ou transitórias, quando os sintomas duram menos de 24 horas. De acordo com o cirurgião vascular e membro da Comissão de Diretrizes e Consenso da Doença Aterosclerótica Extracraniana da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), Dr. Bonno van Bellen, o quadro é decorrente, na maioria das vezes, da doença arterial obstrutiva – a aterosclerose. Essa doença pode ocorrer em qualquer artéria do corpo humano e, no caso do AVC, acontece na artéria carótida cervical ou em suas ramificações no crânio.

É caracterizado pela paralisia ou perda da função muscular e sensibilidade do braço, perna ou face, dificuldade na fala e visão. São raros os casos com piora a curto prazo. Idade, etnia, hipertensão, arritmia cardíaca, diabetes, obesidade, histórico familiar, tabagismo, colesterol alto, insuficiência renal, sedentarismo e consumo excessivo de álcool ou tabaco, estão entre os principais fatores de risco para o quadro.

Por outro lado, o AVCH, apesar de menos recorrente, pode trazer sequelas muito graves. Segundo o Dr. van Bellen, essa complicação ocorre pela fragilidade de alguma artéria intracraniana e, geralmente, não está associada a doenças vasculares em outras partes do corpo. Durante o quadro, há a ruptura do vaso sanguíneo, que leva a um sangramento dentro do cérebro.

O paciente pode apresentar dores de cabeça intensas, paralisia ou perda da função dos membros inferiores e superiores, inconsciência, que pode acarretar em coma. Nesse caso, pressão alta e pré-disposição ao enfraquecimento da parede das artérias, que se manifesta inicialmente por uma dilatação desse vaso, quadro conhecido como aneurisma.

O especialista explica que o atendimento médico deve ocorrer de forma rápida. “Assim que ocorrer algum dos sintomas mencionados, a pessoa deve ir sem demora ao Pronto Socorro. Inicialmente deve ser confirmado o diagnóstico pelo médico atendente e, para isso, são necessários exames complementares”, afirma.

A melhor forma de evitar o AVC e as suas consequências é a adoção de bons hábitos de vida, com uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos. O acompanhamento médico, para controle dos problemas de saúde causadores do AVC, também é importante. “Os exames mais importantes são aqueles relacionados com a identificação dos fatores de risco, com o objetivo de detectá-los e controla-los”, alerta Dr. van Bellen.

A melhor forma de detectar previamente as doenças vasculares causadoras do AVC, como a aterosclerose e o aneurisma, é procurando o auxílio de um angiologista ou cirurgião vascular. Médicos associados da SBACV têm acesso diferenciado a cursos de aperfeiçoamento profissional, informação técnica, atualização científica e educação continuada. Para mais informações sobre outras doenças vasculares e para encontrar um médico associado da entidade, acesse www.sbacvsp.com.br.

A SBACV 

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) é uma associação sem fins lucrativos, que visa a defender os direitos de seus profissionais, médicos e residentes, especialistas em saúde vascular. Além disso, tem como objetivo incentivá-los à produção científica, aprofundando as pesquisas nas áreas de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiorradiologia e outras modalidades. 

A entidade trabalha com uma política alinhada aos valores da AMB (Associação Médica Brasileira) e do CFM (Conselho Federal de Medicina) a fim de conduzir a instituição de maneira ética, sempre valorizando as especialidades médicas em questão. Atualmente, conta com 23 associações regionais espalhadas por todo o Brasil. 

 

Informações à Imprensa – Way Comunicações

 

Bete Faria Nicastro 

Telefones (11) 3862-1586 / 3862-0483  

E-mail bete@waycomunicacoes.com.br

Elenice Cóstola

Whatsapp (19) 99601-5900

E-mail elenicecostola@waycomunicacoes.com

 

 




Way Comunicações

Elenice Cóstola
Colaboradora
elenicecostola@waycomunicacoes.com.br
(11) 3865-1586 / (11) 3862-0483 / (19) 99601-5900



Nenhum comentário:

Postar um comentário