MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de maio de 2020

Trump diz que pode usar Exército para conter protestos pela morte de George Floyd

POLITICA LIVRE
mundo
O presidente Donald Trump disse nesse sábado (30) que os estados e cidades devem agir de modo “muito mais duro” contra os protestos realizados há quatro dias contra a violência policial e o racismo, ou então o governo federal irá tomar medidas, que podem incluir o uso de militares.
Na noite desta sexta, houve protestos em ao menos 30 cidades dos EUA, com confrontos e destruição em parte delas. Os atos pedem o fim da violência policial e do racismo no país e começaram em resposta à morte de George Floyd, que teve o pescoço prensado pelo joelho de um policial branco da cidade de Minneapolis.
“Governadores e prefeitos liberais devem agir de modo MUITO mais duro ou o governo federal irá avançar e fazer o que tem que ser feito, o que inclui usar o poder ilimitado de nossos militares e fazer muitas prisões”, disse Trump em um tuíte.
Trump disse ainda que 80% dos manifestantes em Minneapolis vieram de outros estados. “Eles estão danificando comércios (especialmente pequenos negócios de afroamericanos), casas, e a comunidade de bons e trabalhadores moradores de Minneapolis, que querem paz, igualdade e sustento para suas famílias”.
O presidente vem atacando os manifestantes desde sexta-feira (29), quando os chamou de “bandidos”. Numa mensagem no Twitter, ele colocou os militares à disposição do governador de Minnesota e lançou uma ameaça: “Quando os saques começam, os disparos começam”.
Na manhã deste sábado, Trump elogiou a atuação do Serviço Secreto ao defender a Casa Branca, alvo de protestos na sexta, e sugeriu que seus apoiadores podem ir para lá nesta noite.
“Os chamados ‘manifestantes’ gerenciados profissionalmente na Casa Branca tinham pouco a ver com a memória de George Floyd. Eles vieram só para causar problemas. O Serviço Secreto lidou facilmente com eles. Esta noite, eu entendi, é MAGA NOITE NA CASA BRANCA?”, publicou, em referência ao seu bordão de campanha, Make America Great Again (Faça a América grande de novo).
Neste sábado, Trump foi à Flórida, acompanhar o lançamento do 1º voo comercial tripulado da história, feito pela SpaceX para a Nasa. Enquanto isso, novos atos são realizados em Nova York, Washington e mais cidades. Em Austin, no Texas, uma estrada foi bloqueada por manifestantes.
Minneápolis, no estado de Minnesota, está sob toque de recolher neste fim de semana, o que permite a polícia prender pessoas que estejam nas ruas à noite. No entanto, a ordem foi ignorada na sexta, e os agentes, em menor número do que a multidão, não conseguiram conter os atos.
“A situação em Minneapolis não se trata mais do assassinato de George Floyd”, disse o governador democrata Tim Walz, na manhã de sábado. “Trata-se de atacar a sociedade civil, de incutir medo e perturbação às nossas grandes cidades.”
Walz pediu o envio de mais agentes da Guarda Nacional, e insistiu para que as pessoas fiquem em casa. Apesar disso, havia centenas de pessoas nas ruas de Minneapolis na tarde deste sábado.
Derek Chauvin, o agente que sufocou Floyd, foi preso na sexta. Caso condenado, poderá pegar ate 25 anos de prisão. Os outros três guardas que participaram da ação, Thomas Lane, Tou Thao e J. Alexander Kueng, também serão indiciados.
O caso de Floyd foi mais um de uma longa série de outros negros mortos pela polícia durante abordagens violentas. A de maior repercussão foi a de Eric Garner, em 2014 em Nova York, que deu origem ao movimento Black Lives Matter (vidas negras importam). Esta ação se tornou a principal articulação dos negros nos EUA na atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário