MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de julho de 2019

Projeto Lontra realiza 11ª expedição no Rio Aquidauana (MS)

Projeto Lontra

Atividade ocorrerá entre 5 de agosto e 9 de agosto, com o objetivo de monitorar os grupos de ariranhas da região. Durante expedição será apresentado um catálogo de identificação à comunidade local
O Projeto Lontra realizará entre 5 de agosto e 9 de agosto mais uma expedição científica no Rio Aquidauana, localizado no município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul (MS). A atividade terá como objetivo a verificação dos grupos de ariranhas da região. Durante a expedição, haverá saídas de campo com registros das ariranhas através de fotos e vídeos, contagem e coordenadas de avistamentos. Além dos estudos das ariranhas e lontras no Pantanal, o Projeto Lontra tem como objetivo a conservação e recuperação das lontras em ambientes costeiros e marinhos. As pesquisas são desenvolvidas por meio do Instituto Ekko Brasil (IEB) e com patrocínio da Petrobras.
Segundo o Gerente de Projetos e Pesquisa do IEB, o oceanógrafo, Dr. Oldemar Carvalho Júnior, que irá coordenar a expedição, as saídas no Rio acontecerão todos os dias, nos períodos da manhã e da tarde. “Nestas ocasiões, a embarcação descerá o Rio Aquidauana até a Baia da Pindó. A montante, subirá o rio por cinco quilômetros e entrará no Rio Taquaruçú”, diz. Ao todo já foram realizadas 10 expedições no Rio Aquidauana.
Esta edição contará com uma vasta programação. No dia 7 de agosto, à noite, acontecerá um coquetel no centro de eventos em Anastácio (MS), município vizinho de Aquidauana, onde haverá uma exposição de fotos, o lançamento do Guia de Ecovoluntário, com boas práticas de Turismo de Conservação e ecovoluntariado, e a entrega a de uma Nota Técnica (NT) para representantes de esferas de governança  do primeiro, segundo e terceiro setor, sobre a Biodiversidade do Pantanal como ativo econômico na economia circular de Anastácio e Aquidauana.
No coquetel será apresentado também o catálogo de identificação das ariranhas, resultado da pesquisa realizada pelo Projeto Lontra desde 2014 na região. Um dos objetivos deste Guia de Identificação é aproximar as pessoas ainda mais do Rio, por meio do conhecimento dos grupos de ariranhas que vivem na região.
No dia 8 de agosto não haverá saídas de campo no Rio Aquidauana. Entre 8h e 12h30, ocorrerá, na sede da Regional Aquidauana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a II Ekko Gincana, agora no Pantanal. Estudantes locais participarão de jogos, e brincadeiras voltadas para a conservação do meio ambiente. As tarefas foram elaboradas por diversos parceiros locais e nesta Gincana todos ganham.
As crianças terão disponibilidade ainda de ver uma exposição de materiais do Projeto Lontra e de iniciativas com estudantes de comunidades da região desenvolvidas pela Polícia Militar Ambiental, pelo 9º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército Brasileiro e pelo Corpo de Bombeiros de Aquidauana.
À noite, o coordenador do Projeto Lontra, Dr. Oldemar Carvalho Júnior ministrará palestra sobre Turismo de Conservação e o Ecovolunturismo. A aula ocorrerá na sede da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), no curso de Turismo.
No decorrer da expedição serão visitados órgãos locais que vêm auxiliando o Projeto Lontra em todas as suas etapas, para alinhar estratégias e fortalecer a parceria. Entre as instituições estão a secretaria de Turismo e a secretaria de Educação, a câmara de vereadores, a prefeitura, a regional da OAB, Instituto Federal de Educação do MS, o Exército, o Corpo de Bombeiros, e a Polícia Florestal.

Atividades em Aquidauana
Desde 2014, o Projeto Lontra pesquisa as ariranhas do Rio Aquidauana e, até o momento, 10 grupos foram identificados. Com os resultados obtidos nestas expedições, pesquisadores do Projeto Lontra já publicaram um importante trabalho num Jornal Científico Internacional, entitulado “A contabilidade do capital natural e serviços ecossistêmicos do Rio Aquidauana” (https://www.researchgate.net/publication/319852453_Environmental_accounting_of_natural_capital_and_ecosystem_services_for_the_Aquidauana_River_Southern_Pantanal_Brazil).
O Rio Aquidauana nasce nas montanhas da Serra do Maracú e percorre 1.200 km até o Rio Miranda. Ele faz parte do bioma Pantanal Brasileiro, uma das maiores áreas alagadas do mundo -140.000 km2 - e que comporta uma grande biodiversidade. O Aquidauana é responsável por vários serviços ecossistêmicos que são aproveitados pela sociedade, sendo os de maior valor no mercado a pesca profissional e a pesca turística.

Projeto Lontra
Idealizado pelo IEB há 30 anos, o Projeto Lontra tem como tripé de sustentação: conservação ambiental, pesquisa e sustentabilidade. Além da lontra neotropical (Lontra longicaudius), a iniciativa busca a recuperação e a conservação da ariranha (Pteronura brasiliensis). Desde 2010, o projeto conta com patrocínio da Petrobras, realizado por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Com base principal em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, onde realiza estudos nos biomas marinho e Mata Atlântica, o projeto ampliou seu escopo de atuação, em 2013, instituindo uma base na cidade de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, para implementar pesquisas no bioma Pantanal. Em sua fase mais recente, o projeto também vem atuando na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF), localizada no centro sul do litoral de Santa Catarina.

Sobre o Instituto Ekko Brasil (IEB)
Criado em 2004, em Santa Catarina, o Instituto Ekko Brasil (IEB) é uma organização não governamental cujo objetivo é coordenar e apoiar projetos que tenham como foco a conservação da biodiversidade e o turismo de conservação. O IEB atua através da pesquisa e da mobilização social, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, deixando um legado positivo às gerações futuras




Jimenes Comunicação 

Patrícia Jimenes
patricia@jimenescomunicacao.com.br 
(11) 96599-3756

Nenhum comentário:

Postar um comentário