MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 31 de dezembro de 2017

Tarifa branca pode gerar economia de energia

economia de energia
30.Dezembro.2017  JORNAL A REGIÃO
em casa mas depende de como voce usa o que mais gasta. A tarifa branca é uma nova opção que sinaliza aos consumidores a variação do valor da energia conforme o dia e o horário do consumo.
Ela será oferecida para as unidades consumidoras que são atendidas em baixa tensão (residências e pequenos comércios, por exemplo). A partir de 1º de janeiro, todas as distribuidoras do país devem atender aos pedidos de adesão.
A tarifa vale para as novas ligações e a dos consumidores com média mensal superior a 500 kWh. Em 2019, serão atendidas unidades com consumo superior a 250 kWh/mês e em 2020, para todos os consumidores de baixa tensão.
Com a tarifa branca, o consumidor passa a ter a possibilidade de pagar valores diferentes em função da hora e do dia da semana em que consome a energia elétrica. Se o consumidor adotar hábitos que priorizem o uso da energia nos períodos de menor demanda (manhã, início da tarde e madrugada, por exemplo), a tarifa branca reduz o valor.
Nos dias úteis, a tarifa branca tem três valores: ponta, intermediário e fora de ponta. Esses períodos são estabelecidos pela ANEEL e são diferentes para cada distribuidora. A possibilidade de optar por essa tarifa amplia os direitos dos consumidores de energia elétrica.
Pode reverter
Da mesma forma que é possível aderir, se o consumidor não perceber a vantagem, ele pode solicitar sua volta ao sistema tarifário anterior. A distribuidora terá 30 dias após o pedido para fazer o retorno. Caso queira participar de novo da tarifa branca, voce deve esperar 180 dias.
A tarifa branca não se aplica aos consumidores residenciais classificados como baixa renda, beneficiários de descontos previstos em Lei, e à iluminação pública.
É importante que o consumidor, antes de optar pela tarifa branca, conheça seu perfil de consumo. Quanto mais o consumidor deslocar seu consumo para o período fora de ponta, maiores são os benefícios desta modalidade.
Todavia, a tarifa branca não é recomendada se o consumo for maior nos períodos de ponta e intermediário e não houver possibilidade de transferência do uso dessa energia elétrica para o período fora de ponta. Nessas situações, o valor da fatura pode subir. Por isso, é bom ter atenção ao solicitar a mudança.
Simulações
Para ter certeza do seu perfil, o consumidor deve comparar suas contas com a aplicação das duas tarifas. Isso é possível por meio de simulação com base nos hábitos de consumo e equipamentos. Para aderir à tarifa branca, os consumidores precisam formalizar sua opção junto à distribuidora.
Antes da criação da tarifa branca, havia apenas a convencional, que tem um valor único cobrado pela energia consumida, igual em todos os dias, em todas as horas. A nova modalidade cria condições que incentivam alguns consumidores a deslocar o consumo dos períodos de ponta para os de capacidade ociosa.
Este benefício reduz a necessidade de expandir a rede elétrica. Mais informações sobre a modalidade tarifária branca podem ser consultadas no site da ANEEL no seguinte link: http://www.aneel.gov.br/tarifa-branca

Nenhum comentário:

Postar um comentário