MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de março de 2017

'Mar de Lama' entra na 9ª fase e prende mais quatro em Valadares


Empreiteiros presos, nesta quarta-feira (29), são investigados por serem beneficiados em processo licitatório em Valadares
Empreiteiros presos, nesta quarta-feira (29), são investigados por serem beneficiados em processo licitatório em Valadares
Quatro pessoas foram presas e sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta quarta-feira (29) na 9ª fase da operação "Mar de Lama", em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Desta vez, os alvos foram três empreiteiros e o ex-diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município.
Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), as investigações apontaram uma fraude nos contratos para serviços de manutenção e reparos em ruas e logradouros para melhorias no trânsito da cidade. Os valores dos contratos firmados em 2015, de acordo com o órgão, chegaram a R$ 4 milhões e a origem da verba para o pagamento vinha das multas aplicadas pelos agentes de trânsito municipais.
Ainda de acordo com a Promotoria, os contratos estariam endereçados aos possíveis ganhadores. No pregão realizado em 2015, uma confusão na documentação acabou anulando o processo licitatório, gerando outro chamamento público. Segundo o MP, a manobra acabou beneficiando a empresa que tinha acertado a vitória no pregão. Posteriormente, a empreiteira que havia vencido a licitação anulada também teria sido beneficiada financeiramente.
Os envolvidos no esquema criminoso podem responder por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e fraude em licitação – cujas as penas, somadas podem chegar a 19 anos de prisão.
Mar de Lama
A operação "Mar de Lama" investiga, desde 2016, irregularidades em processos licitatórios realizadas pela Prefeitura de Governador Valadares e no SAAE. Além das prisões, servidores públicos e vereadores foram afastados dos cargos suspeitos de participarem do esquema criminoso de desvio de recursos públicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário