MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de março de 2017

Reino Unido entrega carta à União Europeia e inicia 'Brexit'


O Reino Unido entregou às 13h30 (8h30 em Brasília) desta quarta-feira (29) a carta em que notifica a União Europeia sobre o acionamento do artigo 50 do Tratado de Lisboa, iniciando o processo de saída do país do bloco.
A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, frisou que o país sairá da União Europeia por "vontade do povo". "É um momento histórico, não vamos voltar atrás", declarou a chefe de governo durante um pronunciamento na Câmara dos Comuns, em Londres.   
Theresa May destaca que o país sairá da União Europeia por "vontade do povo"
Theresa May destaca que o país sairá da União Europeia por "vontade do povo"
May acrescentou que "dias melhores" estão por vir e que pretende continuar colaborando com a UE. "Escolhi acreditar no Reino Unido", afirmou, ressaltando que o "Brexit" seria uma oportunidade para transformar o país em uma grande nação "global".   
A primeira-ministra também exaltou os "valores democráticos" da UE, e fez um apelo por união, em referência aos anseios separatistas da Escócia, anunciando que o país não fará parte do mercado comum. "É algo incompatível com a vontade popular. A União Europeia nos disse que não podemos escolher", declarou.
Chefe do Conselho Europeu rebate: 'Não é um dia feliz'
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, rebateu o otimismo da primeira-ministra do Reino Unido, e afirmou que não há razões para acreditar que este seja um "dia feliz".   
"A primeira prioridade será minimizar as incertezas provocadas pela decisão do Reino Unido entre nossos cidadãos, as empresas e os Estados-membros", afirmou o polonês, pouco depois de ter recebido a carta britânica que notifica a UE sobre o "Brexit".
* Com informações da agência 'Ansa Brasil'

Nenhum comentário:

Postar um comentário