Xinguara, Cumaru Canaã e Santa Maria das Barreiras foram cerrtificadas.
Municípios do sudeste do Pará e assinaram TACs contra desmatamento.
(Foto: Reprodução/TV Liberal)
Em Xinguara a transformação começou em 2011, após assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público. Quatro anos após o compromisso, o município saiu da lista dos que mais desmatam no estado e tem inscritas aproximadamente 87% das áreas cadastráveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR), apresentando desmatamento anual menor que 40 quilômetros quadrados.
“Nós não temos mais tantas áreas a serem desmatadas, mas não significa que nós não vamos fiscalizar as que não foram", disse a secretária de meio ambiente de xinguara, Tatiana Conssentin.
até em áreas indígenas, e hoje é considerada um
dos municípios verdes
(Foto: Lucivaldo Serrão-Ibama/Divulgação)
Na cidade de Cumaru do Norte o compromisso começou em 2011, mas ainda há um longo caminho a se percorrer. "Nós ainda estamos na lista dos embargados do Ministério do Meio Ambiente, mas conseguimos reunir as condições para sair dela com avanços como o índice de Cadastros Ambientais Rurais (CAR) feitos, que no nosso caso chegaram a 90%", disse o secretário de meio ambiente Paulo Lourenço da Silva.
Em Santa Maria das Barreiras, cidade de 18 mil habitantes na fronteira com o Tocantins, a maior parte da produção ocorre na zona rural, por isto a preocupação ambiental. “Nós procuramos cumprir todas as metas do Programa Municípios Verdes, das áreas cadastráveis, conseguimos inscrever 82% no CAR, estamos fazendo a verificação do desmatamento em campo e, agora, finalmente, com a certificação, poderemos sair da lista dos que mais desmatam”, afirmou o secretário de Meio Ambiente do município, Carlos Vaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário