MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Quatro cidades do sudeste do Pará recebem certificação ambiental


Xinguara, Cumaru Canaã e Santa Maria das Barreiras foram cerrtificadas.
Municípios do sudeste do Pará e assinaram TACs contra desmatamento.

Do G1 PA
pontão xinguara (Foto: Reprodução/TV Liberal)Xinguara recebeu o selo de 'município Verde'
(Foto: Reprodução/TV Liberal)
Os municípios de Xinguara, Cumaru do Norte, Santa Maria das Barreiras e Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, foram certificados como Municípios Verdes pelo governo do estado. As cidades cumpriram as metas do projeto para redução do desmatamento e produção rural sustentável. De acordo com o governo, agora são 103 municípios do Pará com a certificação.
Em Xinguara a transformação começou em 2011, após assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público. Quatro anos após o compromisso, o município saiu da lista dos que mais desmatam no estado e tem inscritas aproximadamente 87% das áreas cadastráveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR), apresentando desmatamento anual menor que 40 quilômetros quadrados.
“Nós não temos mais tantas áreas a serem desmatadas, mas não significa que nós não vamos fiscalizar as que não foram", disse a secretária de meio ambiente de xinguara, Tatiana Conssentin.
A fioscalização ambiental fechou três serrarias clandestinas em Cumaru do Norte, perto da Terra Indígena Kayapó. Foi ainda interditada uma quarta madeireira que, segundo o Ibama, cometia fraude no Sisflora,  sistema que controla o comércio de produtos flo (Foto: Lucivaldo Serrão-Ibama/Divulgação)Cumaru do Norte chegou a ter serrarias fechadas
até em áreas indígenas, e hoje é considerada um
dos municípios verdes
(Foto: Lucivaldo Serrão-Ibama/Divulgação)
Em Canaã dos Carajás o TAC foi assinado em 2010. Segundo o gestor de meio ambiente Reginaldo Ferreira, a prefeitura assumiu como compromisso a melhora do lixão do município, que foi transformado em aterro sanitário. "Nos últimos três anos, não recebemos denúncias nem boletim de desmatamento no município. Não estamos na lista dos municípios embargados pelo Ministério do Meio Ambiente e atingimos 84% das áreas cadastráveis inscritas no CAR”, disse.
Na cidade de Cumaru do Norte o compromisso começou em 2011, mas ainda há um longo caminho a se percorrer. "Nós ainda estamos na lista dos embargados do Ministério do Meio Ambiente, mas conseguimos reunir as condições para sair dela com avanços como o índice de Cadastros Ambientais Rurais (CAR) feitos, que no nosso caso chegaram a 90%", disse o secretário de meio ambiente Paulo Lourenço da Silva.
Em Santa Maria das Barreiras, cidade de 18 mil habitantes na fronteira com o Tocantins, a maior parte da produção ocorre na zona rural, por isto a preocupação ambiental. “Nós procuramos cumprir todas as metas do Programa Municípios Verdes, das áreas cadastráveis, conseguimos inscrever 82% no CAR, estamos fazendo a verificação do desmatamento em campo e, agora, finalmente, com a certificação, poderemos sair da lista dos que mais desmatam”, afirmou o secretário de Meio Ambiente do município, Carlos Vaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário