Buracos nas estradas preocupam os agricultores de Santana do Livramento.
Secretaria de obras do município diz que recuperação começará em 15 dias.
Por Santana do Livramento, região da Campanha, passam caminhões carregados com arroz e soja. A maioria encontra as estradas cheias de buracos e com a vegetação tomando conta.
Até os tratores dos produtores, que são usados para tapar os buracos, acabam estragando. O trabalhador rural Luiz Fernando Rodrigues cuida de uma propriedade onde estão sendo colhidas 60 toneladas de arroz. "Geralmente, estrada a gente não tem. A gente tem um caminho que a gente vai procurando o lugar mais fácil pra passar. Faz dez anos que eu estou aqui e em todos eles eu dou uma arrumada. Pelo menos as partes mais difíceis, a gente consegue dar uma ajeitada”.
Junto com a colheita de grãos, começa também a preocupação dos agricultores para transportar os produtos. “Há gente sofre já faz quatro, cinco anos para transportar nessas estradas. A lavoura fica mais cara, porque o frete fica mais caro, o imposto, qualquer peça que quebre. Como tudo tem um custo grande, encarece a nossa lavoura”, comenta Dirceu dos Santos, agricultor.
Por causa das péssimas condições das estradas, em uma propriedade que recebe o leite de cerca de seis produtores, o único jeito do produto chegar à propriedade é por uma carroça. “Nos dias que chove é um problema, usamos carrinho de mão ou levamos nas costas mesmo”, Luiz Carlos de Souza, produtor de leite.
De acordo com a Secretaria de Obras de Santana do Livramento, a recuperação das estradas do município já começou. Devido a longa extensão, cerca de 4,5 mil quilômetros, o trabalho é demorado. Pelo cronograma, as estradas devem ser recuperadas daqui a 15 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário