Eles aguardam data para ampliar produção e garantir faturamento do ano.
Brasil é o terceiro maior produtor mundial de chocolate.
Eles aguardam a data para aumentar a produção e garantir o maior faturamento do ano.
Fabricar chocolate é a paixão da empresária Vera Rodrigues. Ela trabalha nesse mercado há 25 anos. Na fábrica, em Campinas, no interior de São Paulo, uma curiosidade: só trabalham mulheres.
No início, a produção era caseira. Com o tempo, ela profissionalizou o negócio. Investiu em cursos e comprou equipamentos. Hoje comanda 20 funcionárias e tem uma linha de produção bem sortida. Para garantir qualidade nos produtos, a empresária usa chocolate importado para fazer ovos, barrinhas e bombons.
Neste período de Páscoa, a produção é em ritmo acelerado. De janeiro até agora, o volume de chocolate processado chegou a 10 toneladas. O ao leite é o carro-chefe.
“A gente está chegando a um padrão que você vai encontrar na Suíça, você vai encontrar na Bélgica, na França, na Inglaterra. Então isso eleva a qualidade do produto feito internamente”, afirma a empresária Vera.
Durante as etapas de produção, a matéria-prima é derretida a 45 graus. O chocolate ganha forma na máquina. Na sequência, o ovo de Páscoa vai para a geladeira, onde fica por mais 15 minutos. Aí é só desenformar e está pronto.
Na etapa final do processo, os ovos de chocolate ganham embalagens coloridas e especiais. Ficam muito mais atraentes aos olhos do consumidor.
Em 2012, Vera vendeu cerca de 50 mil ovos na páscoa. A data é responsável por 60% do faturamento da empresa, que é de R$ 1,5 milhão.
“A Páscoa é o nosso Natal, é o maior evento para quem trabalha com chocolate. (...) A gente sempre quer vender mais, vender melhor, produzir melhor e satisfazer sempre melhor o nosso cliente”, diz.
Hoje, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de chocolate. Para 2013, as empresas estão otimistas. Já foram lançados cem novos produtos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate (Abicab).
“Investiram e contrataram mais de 20 mil pessoas como mão de obra temporária e nós estamos muito otimista com a Páscoa deste ano”, disse Ubiracy Fonseca, vice-presidente Abicab.
Uma fábrica de chocolates na zona leste de São Paulo foi aberta em 1987. O empresário Renato Bornal lançou vários produtos para aumentar o faturamento.
São bombons com licor, crocantes, pães de mel e ovos de todos os tamanhos. Hoje, a fábrica ocupa um espaço de 500 metros quadrados e está toda equipada com máquinas industriais.
Nesta Páscoa, o volume de chocolate deve chegar a 15 toneladas. Na empresa trabalham 10 funcionários fixos, mas nessa época do ano, para dar conta de tanta demanda, é preciso investir em contratações temporárias. “Nós, nesta época do ano, chegamos a triplicar a quantidade de funcionários”, diz o empresário.
Para quem pretende entrar neste mercado, pode começar pequeno. Segundo o empresário Bornal, com um investimento de R$ 10 mil é possível comprar uma máquina derretedeira e matéria-prima.
O faturamento é de R$ 1,5 milhão por ano. A Páscoa representa 30% deste total.
Os produtos são vendidos em uma loja de fábrica e também atendem lojistas de todo o país. Para os consumidores, é difícil escolher entre tantas opções.
“Eu sempre venho antes, procuro fazer minhas escolhas, porque em cima da hora falta, não tem todas variedades, mais está muito bonito este ano (...). Não existe Páscoa sem chocolate, tem que ter chocolate”, diz a consumidora Priscila Nascimento.
Contatos:
BORNAL CHOCOLATE
Contato: Empresário Renato Bornal
Coronel Meireles, 63 - 1057 - Penha
São Paulo /SP
Telefone: (11) 2641-1785
www.bornal.com.br
MOTHER’S CHOCOLATE
Contato: Empresária Vera Rodrigues
Rua Rinópolis, 63 - Jardim do Trevo
Campinas/SP - CEP: 13030-125
Telefone: (19) 3272-1823
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