Trechos mais críticos se concentram na BR-435, BR-421 e 429, diz
Dnit.
Projetos de restauração e manutenção vão custar mais de R$ 500
milhões.
Após um ano e meio sem obras de recuperação por causa de projetos suspensos para análise do Tribunal de Contas da União (TCU), o Dnit deve iniciar a reforma nas rodovias federais 364, 425, 174, 435, 421 e 429 em abril. Serão dois anos e meio de trabalho em mais de mil quilômetros de extensão, com investimentos que passam dos R$ 500 milhões.
Segundo o departamento, no trecho da BR-364, entre a divisa do estado com o Mato Grosso até Pimenta Bueno, a reforma de 196 quilômetros orçada em mais de R$ 100 milhões aguarda assinatura do contrato para começar.
Os mesmos problemas serão corrigidos na BR-421, que liga Ariquemes a Nova Mamoré, além da execução de serviços de reforço na base existente e a colocação de novo revestimento asfáltico. Nos 80 quilômetros o investimento será de R$ 20 milhões já liberados pelo Orçamento Geral da União. Na BR-429, um primeiro trecho de 35 quilômetros, próximo a Alvorada do Oeste, será restaurado por pouco mais de R$ 10 milhões.
(Foto: Eliete Marques/G1)
Outra rodovia importante, a BR-425, que dá acesso a Guajará-Mirim, deve passar por melhorias ainda sem prazo, já que a obra depende de um novo processo de licitação. A recuperação do trecho que começou em maio de 2011 foi abandonada pela empresa contratada em agosto do mesmo ano. "A empresa já foi multada e notificada", diz Silva.
De acordo com o Dnit, além da revitalização prevista, outras obras como a construção de ponte sobre o Rio Preto do Crespo, a duplicação da pista em Candeias do Jamari, a manutenção do trecho entre a travessia da balsa, em Abunã (RO) até a divisa com o Acre, também estão previstas para 2013.
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