De olho na conscientização para a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes, uma aliança formada por Instituto Liberta, Childhood Brasil, Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Faça Bonito e Rede ECPAT Brasil lança nesta sexta-feira (2) a campanha "Unidos da Proteção" para o Carnaval de 2024.
Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para casos de abuso sexual durante a maior festa do Brasil, a campanha tem como ponto central o lançamento de um samba chamado "Unidos da Proteção".
O samba foi produzido pelo líder do Bixiga 70, Cris Scabello e será lançado oficialmente neste sábado (3), em São Paulo, durante o desfile da versão infantil do bloco Sainha de Chita.
"Por meio da música, a maior expressão cultural do nosso Carnaval, acreditamos que podemos incluir uma conversa tão importante na rotina dos foliões e foliãs. Juntos, com ritmo e propósito, faremos um Carnaval mais seguro e responsável para todos", diz Luciana Temer, diretora-presidente do Instituto Liberta.
“Atuar para assegurar um Carnaval seguro, sem abuso e exploração sexual, tem de ser uma causa de toda a sociedade. Sabemos que existe uma estimativa de que apenas 10% dos casos são denunciados às autoridades. A maior festa popular do Brasil é uma oportunidade importante para conscientização de toda a população”, afirma Laís Peretto, diretora executiva da Childhood Brasil.
No Brasil, seis crianças e adolescentes são vítimas de abuso sexual por hora. Cerca de 62% de todos os estupros registrados no país são contra menores de 13 anos e apenas 10% dos casos são denunciados.
Períodos de grandes eventos e festas costumam ter um número maior de situações de violações de direitos de crianças e adolescentes. Atentas a esse cenário, as instituições reforçam a importância das denúncias, que podem ser feitas pelo canal de denúncias Disque 100, serviço do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Em 2023, o Disque 100 recebeu um total de 430 mil denúncias, entre as quais 228 mil se referiram a episódios de violência contra crianças e adolescentes.
"Nesse carnaval o amarelo balancê
Respeito e carinho é o que se quer ter
Não deixe o abuso prevalecer
Disque 100
Disque 100
Disque já para proteger"
Refrão do samba "Unidos da Proteção", que pode ser escutado por este link.
Lançamento do samba "Unidos da Proteção"
Onde: Desfile do bloco Sainha de Chita - Praça Rio dos Campos - Lapa (São Paulo)
Quando: 03/02/2024
Horário: Das 10h às 15h
ASSESSORIA DE IMPRENSA DO INSTITUTO LIBERTA
Contê Comunicação com Conteúdo
Cíntia Borsato - (11) 9-8103-9539
João Cinquepalmi - (11) 9-9939-7384
Beatriz Cutait - (11) 9-8182-5482
conte@contecomunica.com.br
ASSESSORIA DE IMPRENSA - CHILDHOOD BRASIL
Pâmela Kometani – pamela.kometani@giusticom.com.br
Francisco Itacarambi – francisco.itacarambi@giusticom.com.brAdelle Gebaraemail: adelle.gebara@giusticom.com.br tel: +55 (11) 5502-5453 site: www.giusticom.com.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário