Instituições
defendem uso da inteligência artificial generativa de forma ética e
segura no ambiente de ensino e a favor de uma educação cidadã
Documento
conta com a participação de diversas entidades de ensino, que
realizaram um workshop em janeiro, e que apoiam a publicação, a
divulgação e a adoção das recomendações no setor de Ensino
A
Inteligência Artificial Generativa (IAG) já é considerada a grande
revolução tecnológica dos últimos anos, com avanços nas formas de
produzir e se relacionar que já começam a alterar processos em diversos
setores da sociedade. No cenário educacional, essa transformação já é
uma realidade.
Dentro deste cenário, o Instituto Peck de Cidadania Digital (IPCD)
acaba de elaborar um Manifesto para informar e promover uma abordagem
ética, segura e responsável no uso da IAG na educação, de modo a
destacar seus benefícios, mas também alertar para os riscos existentes,
trazendo recomendações para seu uso em sala de aula, dentro de uma
abordagem pedagógica, tanto por educadores, como por alunos e seus
responsáveis legais.
O Manifesto conta com o apoio de um seleto grupo de escolas de São Paulo que já adotam IAG, que inclui
renomadas instituições de ensino como Colégio Dante Alighieri, Vital
Brazil e Colégio Miguel de Cervantes, além do Instituto Norberto Bobbio
(INB), Peck Advogados e Peck Sleiman Edu.
Segundo
a diretora pedagógica do IPCD, Dra. Karina Kaehler, “a proposta surgiu
da necessidade de estimular proposições positivas diante de uma
ferramenta tão disruptiva. Isso porque se o recurso pode ser um aliado
na sala de aula, ao possibilitar que os docentes alcancem mais
eficiência e produtividade com a automatização de processos, pode também
oferecer riscos, inclusive ao desenvolvimento do raciocínio lógico,
crítico e criativo dos alunos”.
Para
a Dra. Cristina Sleiman, conselheira do IPCD, “diferente de um mal que
deve ser combatido, o Manifesto reforça que o uso da IAG propicia
benefícios no contexto pedagógico de diferentes formas, pois ao
facilitar e dinaminizar tarefas, é possível criar novas dinâmicas e
oportunidades de aprendizados”.
Segundo
Danielle Peck, também Conselheira do IPCD e que participou diretamente
levando ações com o apoio do INB junto ao Colégio Dante Alighieri,
dentro da proposta de educação cidadã em 2023, “o uso eficaz de
aplicações de IAG, que envolve a garantia de completa transparência dos
seus algoritmos, permite que os conteúdos sejam trabalhados de forma
mais individualizada, com um caráter mais acessível e inclusivo, o que
favorece a identificação, o pertencimento e o interesse dos alunos”.
Para
a Dra. Patricia Peck, sócia e CEO do Peck Advogados, idealizadora da
iniciativa e que foi conselheira titular do Conselho Nacional de
Proteção de Dados (CNPD), coordenando na época de seu mandato o GT2 de
Educação (2021-2023), “o Manifesto tem como premissa o uso ético, seguro
e legal da IAG no ensino, com orientações e diretrizes para a
sociedade, instituição de ensino, aluno, família e educadores no
contexto das ações pedagógicas. Na sociedade digital, todos devem estar
preparados para a IAG. Mas essa utilização precisa receber orientação e
supervisão, como quando são passadas atividades de pesquisa com suporte
da IAG, ou redação de textos, criação de imagens, videos, trabalhos em
grupo, competições, entre outros. É preciso preparar o jovem para um
mercado de trabalho onde a IAG será uma ferramenta do dia-a-dia, e cujo
aprendizado precisa começar na Escola”.
Para a
Dra. Ana Piergallini, advogada especialista em Direito Digital que
contribuiu para redação do Manifesto, “seja no ambiente acadêmico, ou
mesmo nas interações sociais, o uso da IAG deve ser acompanhado de uma
postura ética, responsável e respeitar os direitos individuais e
coletivos, além de disseminar os preceitos da transparência, respeito
aos direitos humanos, direitos autorais, direitos de imagem, segurança e
legalidade, em busca da educação cidadã”.
Para ler o conteúdo na íntegra, você pode acessar aqui: https://bit.ly/3HSiHAY
Contatos:
Assessoria de Imprensa - Peck Advogados
Tel: +55 11 9 9992-9436
E-mail: cristiane.pinheiro@tamer.com.br
IPCD: Instituto Peck (ipcd.org.br)
Karina Kaehler
ipcd@ipcd.org.br
istart@istart.org.br
coordenacao@istart.org.br
INB:
César Mortari Barreira
instituto@inb.org.br
Comunicação Peck Advogados
comunicacao@peckadv.com.br
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