Ao
longo dos últimos anos observou-se um comportamento comum entre as
grandes empresas, que se viram com a necessidade de adotar uma postura
socioambiental mais assertiva, como também houve a necessidade de
mostrar isso para a opinião pública.
A
combinação de resultados financeiros com a responsabilidade social se
tornou a base de um movimento intensificado e desperto pelo que chamamos
de "Capitalismo consciente e ético".
O
CEO da TRIWI consultoria em Marketing Digital, Ricardo aponta que o
caminho para a transmissão assertiva das ações de responsabilidade
social das empresas começa pela conexão, identificação entre as
pessoas.
"Sabe-se
através de dados e pesquisas que 95% das ações que fazemos e
respondemos em nosso dia a dia é movido pela emoção, isso quer dizer que
sempre precisamos acessar de forma mais intencional no Marketing".
Dessa
forma conectar de forma clara e transmitir as ações e informações é
importante para a transformação do meio em que vivemos.
Ações que podem ser adotadas pela empresa.
Identificar
as causas relevantes, que norteiam o setor de atuação dentro da empresa
é o ponto de partida para promover as ações sociais e de
sustentabilidade. Por conseguinte, podem ser mobilizados eventos
destinados a causa e demais investimentos para o setor determinado.
Divulgar
a postura de uma maneira global é sempre importante, levando em
consideração que temos hoje um dos melhores canais de pulverização,
explorar os canais e nas redes sociais são especialmente importantes
para essa transmissão. É válido ressaltar que a ação de divulgação deve
ser coerente com o público-alvo.
Para
as marcas e a indústria, assumir compromissos ligados à
responsabilidade social e ambiental não é mais uma opção. Essa é uma
tarefa obrigatória para qualquer empresa que busca conquistar relevância
e credibilidade, principalmente se considerarmos o atual contexto do
mercado e o perfil dos novos consumidores.
É
real a necessidade de ficar mais transparente e se posicionar sobre
vários assuntos, e o público exige esse tipo de comportamento. Por isso,
bons exemplos na indústria são positivos e merecem ser destacados,
porque podem estimular outras organizações a agirem da mesma forma.
Empresas e suas ações sociais.
Heineken
O
caso da cervejaria holandesa Heineken, que consegue conciliar ações
sustentáveis em diversas áreas. Uma das grandes preocupações em relação à
sustentabilidade é a falta de água para as gerações futuras. Com a
população ficando maior a cada ano, os negócios precisam urgentemente
colocar essa questão como prioritária.
No
caso da Heineken, a água é usada em grandes quantidades em toda a
cadeia de produção, desde o cultivo do lúpulo até o produto final. Em
razão disso, a empresa trabalha não só reduzindo a necessidade de água
em todos os processos, mas tratando a água que é devolvida ao meio
ambiente.
Além
disso, as cervejarias localizadas em áreas onde a quantidade de água é
limitada recebem investimento especial de projetos e tecnologias. Em
Andaluzia (Espanha), por exemplo, a Heineken conseguiu restaurar três
lagoas degradadas, melhorando a estrutura do solo e a filtração de água,
e replantando árvores ao redor delas.
Grupo 3corações
O
Grupo 3corações, líder nacional nos segmentos de café torrado e moído e
cappuccino, impacta positivamente, por meio de iniciativas sociais e
ambientais, a vida de vários segmentos de nossa sociedade. Dentre os
programas em destaque estão as iniciativas de produção de café com a
valorização do trabalho de mulheres cafeicultoras e também o trabalho
com povos indígenas.
Uma
das iniciativas nesse sentido é a indicação do descarte responsável de
embalagens de seus produtos, prática que facilita a coleta seletiva e
também fomenta a geração de emprego e renda com a reciclagem.
Outra
iniciativa é o projeto Trilhas do Coração, que costuma abrir as portas
das fábricas em Natal (RN) para alunos do ensino fundamental conhecerem
de perto os processos industriais do Grupo 3corações.
3M
A
multinacional americana 3M, internacionalmente reconhecida como uma das
empresas mais inovadoras do mundo, também busca aplicar essa
característica em suas ações sociais. Para isso, mantém o Instituto 3M
de Inovação Social, que tem como foco de atuação a promoção do
empreendedorismo, nas áreas de ciências e tecnologia, baseado em valores
éticos, cidadania e sustentabilidade.
Além
disso, a empresa também promove o Dia Internacional do Voluntariado,
envolvendo mais de cinco mil colaboradores. A versão brasileira do
programa já existe há quase quatro décadas, contando com cerca de 300
funcionários. Os voluntários se envolvem em diversas iniciativas
organizadas pelo Instituto 3M, que vão desde aulas de educação
profissionalizante e campanhas de arrecadação de livros até a
participação em atividades laborterápicas em organizações como a APAE.
Martins,
reitera que o compromisso em transmitir as ações sociais e sustentáveis
nas empresas de qualquer tamanho e segmento traz inúmeros benefícios,
além da contribuição da causa em si, assegura-se uma autenticidade, um
DNA e uma imagem mais forte, segura e clara.
Sobre a TRIWI
A
TRIWI é uma agência de Marketing Digital e Assessoria de Imprensa
especializada em B2B. Com atuação focada em Agronegócio, Indústria,
Tecnologia e Serviços.
Fundada
em 2018, a TRIWI iniciou as atividades para atender uma demanda do
mercado, com soluções práticas, individualizadas e personalizadas,
visando atender as reais necessidades de seus clientes, com planejamento
estratégico, geração de negócios e auxílio das inovações digitais.
Seus
parceiros estão entre as marcas mais consolidadas do mercado nacional e
internacional, que buscam se posicionar de forma clara e evolutiva no
mercado.
Sobre o fundador
Ricardo Martins, CEO e principal estrategista da TRIWI.
Especialista
em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior
Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu o Master em Marketing pela
ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em
companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos,
TOTVS e CNA Idiomas.
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